Home Top Ad

Em Singulares na TV Brasil, Fred Ritchin analisa o papel da fotografia no mundo

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Professor, escritor e curador de exposições fotográficas, o norte-americano Fred Ritchin é o entrevistado do programa Singulares, que vai ao ar quinta-feira, dia 27, às 21h15, na TV Brasil. Na entrevista, Fred analisa como as fotografias podem ajudar a melhorar o mundo e os limites da credibilidade em uma época em que alterações digitais são cada vez mais comuns.

Fred Ritchin passou a vida cercado por fotografias: além de estudar e escrever livros sobre o assunto, o norte-americano foi editor-chefe em revistas de imagens e curador de exposições de diversos fotógrafos, entre eles o brasileiro Sebastião Salgado. 

Formado em Psicologia pela Universidade de Yale, em 1973, Fred Ritchin foi o curador de mostras com diversos profissionais. Ele foi o responsável por publicar o primeiro livro do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, em 1990, que tornou famosas as imagens documentadas de Serra Pelada.

Descobrir qual o poder da fotografia no dia a dia é uma das missões do norte-americano. Autor de diversos livros sobre o assunto, Fred Ritchin discorre sobre os perigos do excesso de imagens na mídia durante a entrevista ao Singulares. Ele ainda sugere como as fotos podem ser usadas para buscar mais justiça social no mundo.

 Atualmente, Fred Ritchin é reitor no Centro Internacional de Fotografia (ICP), em Nova Iorque, uma das principais instituições dedicada ao estudo e formação de profissionais no campo da fotografia. No início da década de 1980, fundou o curso de fotojornalismo e jornalismo documental da escola. Antes disso, Ritchin ministrou aulas na prestigiada Tisch School of the Arts e foi diretor do programa educacional da Fundação Magnum sobre fotografia e direitos humanos.

Em publicações, Ritchin trabalhou como editor chefe de imagens da New York Sunday Magazine e editor executivo da revista Camera Arts. Atuou também como curador de exposições fotográficas, sempre destacando questões relacionadas a direitos humanos em situações como a guerra, a doença e a fome.

Como escritor, o experiente profissional participou de 15 publicações, dentre elas, livros que se tornaram referência no estudo das mudanças no universo da fotografia causadas pela tecnologia digital.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.