Alto índice de suicídios no RS é pauta do Caminhos da Reportagem desta quinta na TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Na quinta-feira (18), o Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe às 21h45 investiga por que municípios do Rio Grande do Sul têm mais casos de suicídio que as demais regiões do país. O programa apresenta a história de sobreviventes – que tentaram o suicídio – e a dos que partiram sem dar sinais de suas intenções.

Das 20 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes com as maiores incidências de suicídio, mais da metade é gaúcha. Os dados do Sistema de Informações de Mortalidade do DataSus são de 2016, mas o problema preocupa os agentes de saúde desde os anos 1990.

Ao fazer o mapeamento das ocorrências, os pesquisadores dos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul sempre acabam em no galpão de uma lavoura de fumo, onde o lavrador se recolhe para dar fim à própria vida.

Os efeitos de agrotóxicos no sistema nervoso central, perdas na colheita causadas por desastres naturais, como chuvas de granizo e depressão não tratada, são em geral algumas das razões apontadas por médicos e pesquisadores.

A segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos não está muito longe da lavoura. O Caminhos da Reportagem foi a escolas na grande Porto Alegre e na zona rural do município de Santa Cruz do Sul para saber como os professores trabalham com a tristeza dos alunos e a prevenção do suicídio.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato