Home Top Ad

Alto índice de suicídios no RS é pauta do Caminhos da Reportagem desta quinta na TV Brasil

Share:

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Na quinta-feira (18), o Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe às 21h45 investiga por que municípios do Rio Grande do Sul têm mais casos de suicídio que as demais regiões do país. O programa apresenta a história de sobreviventes – que tentaram o suicídio – e a dos que partiram sem dar sinais de suas intenções.

Das 20 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes com as maiores incidências de suicídio, mais da metade é gaúcha. Os dados do Sistema de Informações de Mortalidade do DataSus são de 2016, mas o problema preocupa os agentes de saúde desde os anos 1990.

Ao fazer o mapeamento das ocorrências, os pesquisadores dos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul sempre acabam em no galpão de uma lavoura de fumo, onde o lavrador se recolhe para dar fim à própria vida.

Os efeitos de agrotóxicos no sistema nervoso central, perdas na colheita causadas por desastres naturais, como chuvas de granizo e depressão não tratada, são em geral algumas das razões apontadas por médicos e pesquisadores.

A segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos não está muito longe da lavoura. O Caminhos da Reportagem foi a escolas na grande Porto Alegre e na zona rural do município de Santa Cruz do Sul para saber como os professores trabalham com a tristeza dos alunos e a prevenção do suicídio.




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.