Conteúdo audiovisual para crianças é tema do Mídia em Foco nesta segunda na TV Brasil

(Imagem/Divulgação TV Brasil)
Na semana em que se celebra o Dia das Crianças, o Mídia em Foco traça um panorama sobre as produções audiovisuais dedicadas ao público infantil na edição inédita desta segunda (8), às 22h45, na TV Brasil.

Para refletir sobre esse mercado, o programa apresentado pela jornalista Paula Abritta recebe a roteirista e produtora Vanessa Fort; o diretor de animação da TV PinGuim, Kiko Mistrorigo; e o vice-presidente de Criação da Nickelodeon, Jimmy Leroy.

O Mídia em Foco mostra que nunca se produziu tanto conteúdo audiovisual infantil no Brasil. São inúmeras obras animadas e em live-action nas televisões públicas e pagas. Desenhos como O Diário de Mika, Meu Amigãozão e SOS Fada Manu são algumas das atrações premiadas internacionalmente ao lado de séries como Detetives do Prédio Azul.

O programa jornalístico destaca ainda longas de alta qualidade no cinema como "Lino" e os conteúdos on demand que fazem sucesso na internet como "Mundo Bita", "Monica Toy" e o fenômeno "Galinha Pintadinha".

Apesar da programação infantil ter sido quase extinta nos canais comerciais da televisão aberta, o futuro da produção audiovisual para crianças é promissor. Com mais de sete horas de programação diária voltada à garotada, a TV Brasil é um dos canais que mais investe em conteúdo de qualidade para as novas gerações.

"A TV aberta dentro do nosso imenso país tem um papel fundamental principalmente com o público infantil", avalia Kiko Mistrorigo, responsável por produções da TV PinGuim que ultrapassam a fronteira do país como O Show da Luna! e Peixonauta.

Vice-presidente de Criação da Nickelodeon, Jimmy Leroy é assertivo ao analisar o contexto nacional hoje. "Eu acho que a gente nunca teve um momento tão fértil de produção infantil brasileira", pondera o gestor.

A roteirista e produtora Vanessa Fort ressalta a importância da diversidade estar representada nas obras "Quando a gente fala de infância e adolescência isso é crucial: a necessidade, dentro de um espírito público, de garantir uma representação de uma diversidade maior possível. O espaço público precisa considerar toda a forma e todos os modos de ser".

Emissora pública apresenta mais de 40 horas semanais de conteúdo infantil

Tradicional janela para produções infantis, a TV Brasil lançou há um ano, em junho de 2017, uma faixa de programação diária na grade da emissora pública que reúne desenhos e séries de qualidade dedicadas às crianças e aos jovens. Com mais de 40 horas semanais, a TV Brasil Animada aumentou a audiência do canal.

Além de ser uma grande apoiadora da produção de conteúdo infantil no mercado independente do país, a TV Brasil incentiva o desenvolvimento novos realizadores e reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças.

Referência na televisão aberta, o canal é uma das principais janelas para séries, desenhos e animações nacionais. A sessão TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de produções para crianças e jovens de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h30, quase sem interrupções. A faixa também tem espaço aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem nova janela de 15h às 18h30.

A TV Brasil Animada apresenta programação organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo. Ao todo, são mais de 40 horas de conteúdo infantil e juvenil educativo disponível por semana.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Diário de Mika, SOS Fada Manu, Meu Amigãozão, Peixonauta, O Show da Luna!, Zica e os Camaleões, Osmar - a primeira fatia do pão de forma e Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas.

Tendências das emissoras de TV aberta e fechada nas últimas décadas

A produção de conteúdo audiovisual destinado ao público infantil vive um bom momento no Brasil. Impulsionado entre outros fatores pela reserva de cotas estabelecida pela lei da TV paga e pelos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, o número de obras para a televisão, o cinema e para a internet cresce a cada ano.

Enquanto isso, as TVs abertas comerciais praticamente não investem em conteúdo para as crianças. Já emissoras públicas como a TV Brasil incentivam a produção nacional e dedicam boa parte de sua programação ao público infantil.

Assistir desenhos, filmes e programas infantis na TV aberta era a forma de entretenimento audiovisual mais acessível para muitas gerações até pouco tempo. A busca por lucro e um público mais amplo fez com que a maioria das emissoras comerciais abertas substituísse a programação infantil por atrações focadas nos adultos. Ao mesmo tempo, outros meios surgiram e mudaram os hábitos de consumo das novas gerações.

Histórico das produções audiovisuais para o público infantil

O curta-metragem "Alice no País das Maravilhas" (1903) é uma das primeiras produções de conteúdo infantil da história do audiovisual. Baseado no livro de Lewis Carroll, a obra foi dirigida por Cecil Hepworth e Percy Stow.

No Brasil, "Gurilândia", o primeiro programa de televisão voltado ao público infantil, foi ao ar em 1950 na TV Tupi. Quase setenta anos depois o mercado de produções audiovisuais para crianças evoluiu e se disseminou por todas as mídias.

Em 1975, a TVE Rio de Janeiro, em parceria com a Rede Globo, produziu e veiculou o primeiro episódio infantojuvenil realizado em cores no Brasil: "Pluft, o Fantasminha". Adaptada da peça infantil homônima de Maria Clara Machado, a série teve direção e adaptação de Geraldo Casé e a participação de grande elenco.

O programa contava a história de Marilbel, raptada por piratas e escondida em um sótão de uma velha casa, onde conheceu uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft (Dirce Migliaccio): um fantasminha que tinha medo de gente.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato