'Conversa com Roseann Kennedy' da TV Brasil recebe o advogado Walfrido Warde

Imagem/Divulgação TV Brasil
O presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, o advogado Walfrido Warde, acaba de lançar o livro “O espetáculo da corrupção - Como um sistema corrupto e o modo de combatê-lo estão destruindo o país”. Na obra, ele analisa o momento atual do Brasil e compara o combate à corrupção ao câncer.
 
Warde observa que doença e paciente habitam o mesmo corpo e sugere: “Temos que refletir, nos unir para criar uma legislação, criar uma política de combate à corrupção que seja capaz de matar as células cancerosas e manter o paciente vivo". Walfrido Warde é o entrevistado do programa Conversa com Roseann Kennedy que vai ao ar nesta segunda (22), às 21h15, na TV Brasil
 
Na entrevista e no livro, o advogado faz questão de ressaltar que faz críticas ao modo que o combate está sendo executado, mas que isso não é apologia à corrupção. Ele destaca a importância da operação Lava Jato. Ele avalia que, diante de tantos escândalos, hoje há um clima de vingança e as pessoas não percebem o dano econômico que a própria população está sofrendo.
 
“Nós temos que combater a corrupção, nós temos que combater as causas dá corrupção, e nós temos que impedir que o combate à corrupção cause efeitos colaterais adversos às empresas do Brasil. Porque sem empresa não tem emprego, sem emprego não tem renda, não tem consumo, não tem tributação, não tem desenvolvimento para o país”, detalha.
 
Para o advogado, hoje o imaginário da população é de que toda relação entre empresas e governos estaria contaminada. Mas diz que é uma visão equivocada. “Construir uma usina hidrelétrica, uma estrada ou aeroporto não é ilícito. É importante para o país. O que é ilícito é conseguir um contrato para fazer isso, pagando propina para um político. Como você depura o ilícito das relações econômicas que são indispensáveis para o país?”, questiona. 
 
Walfrido Warde considera que não há possibilidade de fechar a fábrica da corrupção no país sem a regulamentação do lobby. “Quando eu me refiro ao lobby eu me refiro ao lobby pré-eleitoral e pós-eleitoral. Ou seja, o financiamento de campanha, aquelas doações que são feitas para financiar a política, isso antes de eleger as pessoas aos cargos públicos. E depois de eleitos, aquela pressão que a sociedade civil faz para que cada agente público satisfaça o interesse que existe na sociedade civil”. E critica: “Nós temos uma regulação muito frouxa no Brasil e até inexistente.”
 
Walfrido relembra que antes da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4650) que proibiu a doação de pessoas jurídicas para as campanhas eleitorais, havia um cenário onde as empresas doavam para todos os candidatos com o intuito de manter boas relações com todos eles. “Era uma situação que era claramente escandalosa e que ninguém falava nada”, condena. 
 
Para o advogado é preciso estabelecer regras para evitar um mal maior. “Ainda que esse processo seja imoral, ele tem que ser de certa forma regulado e limitado, mas extirpar esse processo faz com que essas negociações sejam feitas por debaixo do pano. E pior, abre espaço para que o crime organizado financie a política no Brasil”, conclui.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato