Nise da Silveira encontra o cineasta Leon Hirszman em documentário finalizado por Eduardo Escorel, no Canal Curta!

(Imagem/Divulgação Curta!)
Em 1986, o cineasta Leon Hirszman foi ao Centro Psiquiátrico Pedro II encontrar a psiquiatra Nise da Silveira. O objetivo era documentar a pioneira técnica desenvolvida por ela de usar a arte como meio de terapia ocupacional no tratamento de pacientes psiquiátricos. As lentes de Leon Hirszman capturaram os casos clínicos e as obras dos pacientes-artistas Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis. Porém, um ano após as filmagens, o cineasta morreu sem finalizar o projeto. Em 2014, quase 30 anos após a morte de Hirszman, o amigo e também cineasta Eduardo Escorel recuperou o material inédito do espólio do diretor, e o resultado é o documentário “Imagens do inconsciente”, longa-metragem que o Curta! exibe em três episódios de 75 minutos, cada. Estreia na Quinta do Pensamento, 25, às 22h.

A funcionalidade e a tradição da arquitetura brasileira entram em destaque na Terça das Artes, no Curta!. Às 20h, o episódio inédito da série exclusiva “Arquitetos” apresenta a produção do escritório mineiro Arquitetos Associados, responsável por projetos de pavilhões em Inhotim e que defende a arquitetura não autoral. Já às 21h35, o documentário “Tudo é Projeto” revela a vida e a obra de um dos principais arquitetos do país, Paulo Mendes da Rocha. O longa é dirigido pela filha dele, Joana Mendes da Rocha, em parceria com Patricia Rubano. Estreia na Terça das Artes, 23, às 20h.

Segunda da Música – 22/10

20h40 - “Clara Estrela” (Documentário)

Clara Estrela é um documentário sobre Clara Nunes, cantora que sintetiza com elegância o caldeirão cultural brasileiro, mestiço, agregador e sincrético. Diretores: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de outubro, terça-feira, às 0h40 e às 14h40; 24 de outubro, quarta-feira, às 8h40; 28 de outubro, domingo, à 0h. 

Terça das Artes -  23/10

20h - “Arquitetos” (Série) – Episódio “Arquitetos Associados”

Arquitetos Associados é um escritório de Minas Gerais, Belo Horizonte, cuja produção se destaca muito por trabalhos em Inhotim. Diretor: Herbert Henning. Duração: 26 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 24 de outubro, quarta-feira, à 0h e às 14h; 25 de outubro, quinta-feira, às 8h; 27 de outubro, sábado, às 21h30.

21h35 - “Tudo é projeto” (Documentário)

A vida e a obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, contada por ele em entrevistas para sua filha. Diretoras: Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano. Duração: 74 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 24 de outubro, quarta-feira, à 1h35 e às 15h35; 25 de outubro, quinta-feira, às 9h35; 27 de outubro, sábado, às 9h; 28 de outubro, domingo, às 20h5.

Quarta de Cinema – 24/10

20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz dois conteúdos com o tema “arte de vanguarda”

Ruby (Ficção)

Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia. Diretores: Guilherme Soster, Jorge Loureiro e Luciano Scherer. Duração: 17 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 25 de outubro, quinta-feira, à 0h e às 14h.

A Deusa Branca (Documentário)

Em 1958, o polêmico Flávio de Carvalho integra uma expedição à Região Amazônica. Seu objetivo era realizar um filme unindo pesquisa etnográfica e drama ficcional sobre uma menina branca que teria sido raptada por índios. Diretor: Alfeu França. Duração: 30 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 25 de outubro, quinta-feira, às 0h25 e às 14h25.

22h20 – “Desarquivando Alice Gonzaga” (Documentário)

Revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga. Diretora: Betse de Paula. Duração: 82 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 25 de outubro, quinta-feira, às 2h20 e às 16h20; 26 de outubro, sexta-feira, às 10h20; 27 de outubro, sábado, às 10h20.

Quinta do Pensamento - 25/10

23h30 – “O Legado da Coruja” (Série) – Episódio “Mitologia”

Há um conjunto de mitos aos quais nos referimos constantemente. Vamos questionar sua gênese, seu lugar na psique, sua transmissão e sua natureza. Diretor: Chris Marker. Duração: 26 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 26 de outubro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30; 27 de outubro, domingo, às 21h; 28 de outubro, segunda-feira, às 10h.

22h – “Imagens do Inconsciente” (Série) - Episódio “Em busca do espaço cotidiano”

Documentário em três episódios, filmado no início da década de 1980 em parceria com a Dra. Nise da Silveira, a partir de três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, depois transformado em Museu de Imagens do Inconsciente. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 80 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 26 de outubro, sexta-feira, às 2h30 e às 16h; 27 de outubro, domingo, às 10h30; 28 de outubro, segunda-feira, às 21h30.

Sexta da Sociedade - 26/10

23h - “Rotas da Escravidão” (Série) – Episódio “1375 - 1620: Por todo o Ouro do Mundo”

A Europa descobriu a principal área de geração de riqueza do planeta: a África. Os primeiros a explorarem o continente foram os portugueses, que voltaram não só com o ouro da região, mas também com milhares de escravos. Diretor: Daniel Cattier, Fanny Glissant e Juan Gélas. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 27 de outubro, sábado, às 12h; 28 de outubro, domingo, às 23h; 29 de outubro, segunda-feira, às 17h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato