A relação dos idosos com a internet é tema do Caminhos da Reportagem da TV Brasil


Às 21h45 de quinta-feira (29), a TV Brasil exibe novamente o "Idosos Conectados", edição do Caminhos da Reportagem que venceu a 8ª edição do prêmio Longevidade de Jornalismo - Bradesco 2018, na categoria mídia digital. O programa mostra como os idosos têm aumentado sua participação como usuários da internet no Brasil. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos.

Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Mas, apenas 19% das pessoas da terceira idade no Brasil são usuárias de internet, segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios.

O Caminhos da Reportagem entrevistou idosos de hoje e mostra como eles acompanharam (ou não) a transição da era analógica para a era digital. Revela, ainda, o que a sociedade vem fazendo para permitir que idosos e jovens tenham acesso aos recursos de tecnologia da atualidade.

Os repórteres conversaram com especialistas e com pessoas com mais de 60 anos que aderiram à tecnologia no dia a dia, como Malu Silva, a "vovó blogueira de Brasília". Ela criou um blog para acompanhar a evolução da tecnologia, a fim de se manter no mercado do trabalho. Também foram entrevistadas pessoas que se incomodam com a velocidade da tecnologia, como Maria Leda Santos, que preferiu não ter um e-mail nem gosta de redes sociais.

A difusão das tecnologias, a inclusão ou a exclusão digital estão relacionadas também à questão da educação e da escolaridade. Entre as pessoas de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo chega a 20,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016.

Segundo a pesquisadora Margô de Oliveira Karnikowski, da Universidade de Brasília, essas tecnologias não foram pensadas levando em conta a população idosa. A negação da velhice, de acordo com a professora, "também se faz presente nas pessoas que desenvolvem as tecnologias.”

O coordenador da pesquisa TIC Domicílios, Winston Oyadomari, completa: “Essa é uma das populações que tem o maior nível de exclusão no uso de internet hoje no Brasil. Então, se quatro em cada cinco idosos não estão usando a internet, você não tem como pensar na internet universal para todos sem considerar as necessidades dessa população.”

O programa, veiculado pela primeira vez em abril deste ano, conquistou o primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, na categoria mídia digital. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 21 deste mês, durante o XIII Fórum da Longevidade Bradesco Seguros, no Hotel Unique, na capital paulista. 

O prêmio, promovido desde 2011, estimula a reflexão sobre a transformação da estrutura etária da população brasileira.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato