Antonio Carlos e Jocafi cantam sucessos com Diogo Nogueira no Samba na Gamboa da TV Brasil


O Samba na Gamboa celebra uma das principais duplas da música nacional: Antonio Carlos e Jocafi. Responsáveis por clássicos imortais, eles contam sua trajetória e relembram sucessos da carreira de quase cinco décadas durante o papo com o sambista e apresentador Diogo Nogueira nesta sexta (30), às 21h45, na TV Brasil.

O repertório do programa traz composições que marcaram época como "Você abusou", "Minhas razões", "Jesuíno galo doido", "Desacato", "Toró de lágrimas", "Maracangalha", "Retalhos de cetim" e "Só danço samba".

Na conversa com o bamba Diogo Nogueira, os convidados Antonio Carlos e Jocafi contam que de uma rivalidade no início da época dos festivais, nasceu a parceria que levou a sonoridade da música brasileira para palcos do mundo inteiro.

Com uma trajetória que desde os anos 1970 embala multidões, os artistas foram responsáveis por alguns dos mais famosos temas de novelas. Entre os hits produzidos pelos músicos está a canção "Você abusou" que fez sucesso internacional, com uma bem-sucedida versão francesa.

No programa da emissora pública, os baianos relembram essas passagens marcantes e as homenagens, em 2010, pelos quarenta anos de vida artística. Também falam de curiosidades da época dos festivais, quando foram aplaudidos por Jorge Amado e Dorival Caymmi em júri.

Início de carreira com hits

Ex-guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda, Antonio Carlos Marques Pinto e o multi-instrumentista Jocafi (João Carlos Figueiredo) começaram a ser conhecidos do público em 1969, através da canção "Catendê", inscrita no Festival de Música Popular Brasileira.

Defendida por Maria Creuza, a obra acabou fazendo sucesso e gravada pela cantora. Posteriormente, a composição entrou no disco "Eu sei que vou te amar" (1972), de Maria Creuza, Toquinho e Vinicius de Moraes.

Após assinar contrato com uma gravadora, Antonio Carlos e Jocafi lançaram o disco "Mudei de ideia" (1971) com os sucessos "Desacato" e "Você abusou". A partir desse momento, foram procurados por artistas como Maysa para gravar suas músicas. Começava uma carreira sólida, que iria tornar célebre o nome da dupla na história da música popular brasileira.

As músicas da dupla ficaram conhecidas por todo o país. Eles se apresentaram em vários festivais e fizeram shows no Brasil e no exterior. Desde então, são muitos sucessos lançados, como "Encabulada", "Presepada", "Simbarerê" e "Transas" do disco "Cada segundo" (1972).

Lançado em 1973, o álbum "Antonio Carlos e Jocafi" traz parcerias como "Teimosa", "Dona da casa" e "Glorioso Santo Antonio". No ano seguinte, foi a vez de emplacarem as canções "Toró de lágrimas" e "Dona Flor e seus dois maridos", do repertório do LP "Definitivamente" (1974).

Logo depois, alcançaram o segundo lugar no "World Popular Song Festival", em Tóquio, com a composição "Diacho de dor". Daí em diante apresentaram uma sequência de bem-sucedidas obras com repercussão no país e no exterior.

Sucessos das últimas décadas

A canção "Aventureiro", composta pela dupla com Júlio São Paio, tema da primeira versão da novela "Sinhá moça" (1986) chegou a mais de 20 países em que a produção de dramaturgia foi exibida.

No disco "Antonio Carlos e Jocafi cantam Jorge Amado" (1996), os fãs puderam desfrutar toda a intimidade da dupla com a obra do imortal escritor baiano em canções como "Teresa Batista", "Dona Flor e seus dois maridos", "Otália da Bahia", "Malvina", "Gameleira" e "Princesa da noite".

Herdeiros da "baianidade" do personalidades do estado como Dorival Caymmi, a dupla Antonio Carlos e Jocafi foi homenageada no ano de 2010 em Salvador pela Escola Baiana de Canto Popular, no palco do Teatro Solar Boa Vista, pelas quatro décadas de carreira.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato