No Viralizando da TV Brasil, destaca o trabalho da comunicação comunitária



O programa Viralizando aborda o poder transformador da comunicação comunitária nesta sexta (30), às 21h15, na TV Brasil. O apresentador Alan Ribeiro recebe Rene Silva que conta a origem da ONG "Voz das Comunidades".

Idealizador da iniciativa, Rene Silva é comunicador comunitário e diz quais são as premissas do jornal que criou em 2005. Protagonismo juvenil, prestação de serviço e ativismo digital estão entre as prioridades. Ele conta que o veículo de comunicação busca, também, mostrar o que ocorre de bom no cotidiano dos moradores além de denunciar os problemas das favelas.

Rene Silva criou o jornal aos 11 anos. Hoje, com 24, ele conquistou um prêmio internacional ao ser consideradoum dos 100 jovens negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo. O reconhecimento foi concedido recentemente pela organização Mipad (Most Influential People of African Descent) em Nova York.

Na entrevista para Alan Ribeiro no Viralizando, Rene Silva detalha ainda a lógica do trabalho de jornalismo comunitário e participativo que desenvolve nas favelas e explica sua atuação como editor-chefe do projeto "Voz das Comunidades".

Em treze anos, o jornal cresceu. Hoje, as notícias ganham visibilidade em diversas mídias: portal, canal no Youtube, Twitter e Facebook. O propósito é apresentar as principais informações das comunidades do Rio de Janeiro. Produzido por moradores das favelas, o veículo leva notícias para toda a população que reside nas regiões carentes do Rio e fora delas.

Origem do jornal "Voz das Comunidades"

O projeto de jornalismo comunitário surgiu em 2005, época em que a mídia tradicional não mostrava o que existia de bom nas favelas nem denunciava os verdadeiros problemas sociais que os moradores de regiões pobres enfrentam no cotidiano.

Naquele contexto, o jovem Rene então com 11 anos de idade, aluno de uma escola municipal, decidiu criar um jornal para a comunidade do Morro do Adeus, uma das 13 que formam o Conjunto de Favelas do Alemão.

A ideia do garoto surgiu após participar da equipe de um jornal do colégio. Com energia e vontade de fazer a diferença, a proposta de Rene era revelar tudo o que acontecia na sua comunidade.

Ainda na adolescência, aos 17 anos, Rene Silva passou a ser um nome mais conhecido no Rio. Pelo Twitter, ele publicou os primeiros registros da operação do Complexo do Alemão pelas Forças Armadas em 2010. O rapaz postou as primeiras informações sobre a ocupação na página do jornal "Voz das Comunidades".

A partir daí, Rene se mobilizou não só ao compromisso de informar sua vizinhança no Alemão, mas também assumiu a missão de levar a voz da favela para fora dos seus limites. Essa atuação humanitária do rapaz inspirou dezenas de jovens que se envolveram na iniciativa desde então.

Linguagem da internet, humor e elementos da cultura pop

O Viralizando busca ampliar o diálogo com o público jovem e trazer para a televisão o potencial de comunicação, negócios e humor da internet. Com estrutura flexível, cada episódio tem uma entrevista conduzida pelo humorista e roteirista Alan Ribeiro.

A proposta é mostrar a outra face dos youtubers e influenciadores digitais de sucesso na web com foco no empreendedorismo digital. Bom humor, conteúdo e toda a diversidade de quem está bombando nas redes formam um vasto mosaico de temas.

Esquetes e performances são explorados em conversas divertidas que revelam os bastidores desse universo. A linguagem da internet também ganha a telinha em quadros variados. O objetivo é ampliar a discussão dos temas levantados no estúdio para outros interlocutores.

A ideia é abordar conteúdos quentes das redes, agregar doses de humor nas edições e brincar com elementos da cultura pop e nerd. Se o conteúdo do Viralizando é sério e altamente relevante, a forma é bem-humorada, leve e dinâmica, como quase tudo o que se produz para a web.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato