Cantoras de sucesso são as estrelas do segundo episódio de Damas do Samba na TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
Mulheres cantoras e compositoras de destaque no mundo do samba. Estas são as personagens do segundo episódio da minissérie Damas do Samba que vai ao ar no domingo, dia 18, às 18h30, na TV Brasil. Em quatro episódios, a série apresenta a força feminina que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro. 

O segundo episódio mostra que o samba começou como um gênero predominantemente masculino. Mas grande parte do sucesso do gênero musical coube às vozes de mulheres que revitalizaram o samba com muita suavidade e emoção. Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara formaram a tríade do samba carioca, vozes legítimas da raiz africana no Brasil. 

Com Clara Nunes, o samba arrebatou-se com a força da mulher e segue seu destino até hoje nas vozes de Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Mariene, Castro Nilze Carvalho, entre outras. Um dos destaques é Dona Ivone Lara, com seus mais de 90 anos, que aparece  cantando a capela “Sonho Meu”, sem o acompanhamento dos instrumentos. 

“É certo de que sem mulher não há samba”, resume a cantora Mariene de Castro, uma das personagens de Damas do Samba. Este episódio  revela para o público o surgimento, atuação e as dificuldades encontradas pelas mulheres compositoras diante do ato de criação e divulgação de suas composições, num ambiente até então exclusivamente masculino. Destaca ainda o papel de mulheres que se tornaram pioneiras como compositoras de samba, como Dona Ivone Lara e Leci Brandão. 

Dirigida por Suzanna Lira, Damas do Samba é uma série documental de resgate da presença das mulheres na história da música popular.

A série tem quatro episódios de 26 minutos, que vão ao ar aos domingos, às 18h30, na TV Brasil.   

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato