Trilha de Letras debate a situação do mercado editorial nesta terça na TV Brasil

Imagem/Divulgação TV Brasil
Além de um bem cultural, o livro é um objeto de consumo que obedece a um modelo de negócios. Hoje, a indústria do livro passa por um momento difícil e precisa se reinventar. O programa Trilha de Letras aborda o mercado editorial nesta terça (27), às 21h15, na TV Brasil.

Para aprofundar a análise sobre o assunto, o escritor e apresentador Raphael Montes recebe a editora Sônia Jardim, presidente do Grupo Record. Na entrevista, ela traça um panorama sobre a área. O revés que prejudica o ramo livreiro no país é preocupante.

Durante o programa Trilha de Letras, única atração da televisão aberta sobre literatura, anfitrião e convidada travam uma conversa que envolve diversas polêmicas recentes como a crise das grandes redes de livrarias e os escândalos que implicam algumas importantes premiações literárias.

A situação financeira delicada de duas das principais redes de livrarias nacionais prejudica as editoras uma vez que o mercado costuma funcionar no esquema de consignação: as publicações são emprestadas pelas fornecedoras e só são pagas pelas livrarias às editoras após a venda aos clientes.

Sônia Jardim e Raphael Motes também discutem como os problemas consequentes desse contexto difícil de resolver no curto prazo podem afetar não só as editoras, mas também os autores e, principalmente, o público leitor.

Para contribuir na reflexão sobre essa delicada situação, o Trilha de Letras desta semana traz o depoimento da jornalista Cassia Carrenho. No quadro "Leituras com a Katy", o clássico de Clarice Lispector, "A Hora da Estrela", é a dica da jornalista Katy Navarro. Já o projeto "Bons livros para ler", de Luiz Guilherme de Beaurepaire, ganha espaço no quadro "Dando a letra".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato