Home Top Ad

Trilha de Letras debate a situação do mercado editorial nesta terça na TV Brasil

Share:

Imagem/Divulgação TV Brasil
Além de um bem cultural, o livro é um objeto de consumo que obedece a um modelo de negócios. Hoje, a indústria do livro passa por um momento difícil e precisa se reinventar. O programa Trilha de Letras aborda o mercado editorial nesta terça (27), às 21h15, na TV Brasil.

Para aprofundar a análise sobre o assunto, o escritor e apresentador Raphael Montes recebe a editora Sônia Jardim, presidente do Grupo Record. Na entrevista, ela traça um panorama sobre a área. O revés que prejudica o ramo livreiro no país é preocupante.

Durante o programa Trilha de Letras, única atração da televisão aberta sobre literatura, anfitrião e convidada travam uma conversa que envolve diversas polêmicas recentes como a crise das grandes redes de livrarias e os escândalos que implicam algumas importantes premiações literárias.

A situação financeira delicada de duas das principais redes de livrarias nacionais prejudica as editoras uma vez que o mercado costuma funcionar no esquema de consignação: as publicações são emprestadas pelas fornecedoras e só são pagas pelas livrarias às editoras após a venda aos clientes.

Sônia Jardim e Raphael Motes também discutem como os problemas consequentes desse contexto difícil de resolver no curto prazo podem afetar não só as editoras, mas também os autores e, principalmente, o público leitor.

Para contribuir na reflexão sobre essa delicada situação, o Trilha de Letras desta semana traz o depoimento da jornalista Cassia Carrenho. No quadro "Leituras com a Katy", o clássico de Clarice Lispector, "A Hora da Estrela", é a dica da jornalista Katy Navarro. Já o projeto "Bons livros para ler", de Luiz Guilherme de Beaurepaire, ganha espaço no quadro "Dando a letra".




Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.