Parques do Brasil visita a Costa do Descobrimento na Bahia nesta quarta na TV Brasil


O quarto episódio inédito da série Parques do Brasil apresenta, nesta quarta (5), às 21h45, na TV Brasil, uma expedição através de três unidades de conservação no sul da Bahia que formam a Costa do Descobrimento.

A jornada desta semana percorre os Parques Nacionais do Pau Brasil e da Serra das Lontras e a Reserva Biológica de Una. Todas essas unidades fazem parte da Costa do Descobrimento que foi declarada pela UNESCO como um Patrimônio Natural da Humanidade.

No primeiro bloco, a produção parte de Porto Seguro onde se localiza o Parque Nacional do Pau Brasil. O parque protege um dos últimos fragmentos da mata de tabuleiro baiana, uma das florestas mais biodiversas do planeta.

Lá, o programa revela a vegetação muçununga, um ambiente com diferentes espécies de bromélias e muitos pássaros como o cabeça-encarnada, o beija-flor-rabo-rubro-branco e o beija-flor-de-bochecha-azul.

O parque é considerado um dos últimos redutos de uma espécie que faz parte da história do país: o pau-brasil.Para se ter a dimensão da importância dessa área, o espaço tem um pau-brasil com mais de mil anos de idade.

A série ainda acompanha uma infinidade de aves como o garrinchão-pai-avô, o tangará-rajado, o pintadinho, o papa-formiga-pardo e a poderosa harpia. Animais ariscos e ameaçados como a anta, a onça-parda, o gato-mourisco, o veado-mateiro e a onça-pintada também são mostrados em seu habitar natural.

No segundo bloco, a equipe do programa sobe uma serra repleta de belas cachoeiras no Parque Nacional da Serra das Lontras. Neste lugar pouco conhecido é possível encontrar florestas com árvores singulares como a inhaíba, a copaíba e o araçá. Nesta serra vive um pássaro que só foi identificado em 1996: o acrobata.

A Serra das Lontras é um complexo montanhoso onde nascem diversos rios e córregos. Acompanhando o rio Una, os expedicionários descem até outro importante fragmento de floresta de tabuleiro: a Reserva Biológica de Una. Lá vivem animais raros como o mico-leão-de-cara-dourada, o sagüi-de-wied, o ouriço-preto, o guigó e o macaco-prego-do-peito-amarelo - uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do planeta.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato