Canal Brasil apresenta “Cine-Delas”, mostra que reúne 13 filmes assinados por mulheres


A partir do dia 5, o Canal Brasil exibe, pelo quarto ano consecutivo, a “Mostra Cine-Delas”, com 13 filmes assinados diretoras brasileiras, das mais diversas naturalidades e sotaques. De janeiro a março – mês do Dia Internacional da Mulher –, sempre aos sábados, às 22h, com reprise na terça, à 0h15, o canal exibe produções que reforçam a participação feminina no cinema em funções antes dominadas pelos homens. Antes da exibição de cada obra, Anna Muylaert media um bate-papo entre a diretora responsável pelo título e duas outras cineastas, abordando questões relacionadas à presença feminina no cinema brasileiro como: sororidade, exposição do corpo, tabu da sexualidade, representatividade, entre outros.

Na estreia, a mostra exibe Amores de Chumbo (2017), de Tuca Siqueira, e Anna recebe, além da diretora, Julia Murat e Sandra Kogut para uma conversa sobre “Ditadura e Democracia”. Ao ser perguntada sobre porque retomar esse tema, que parecia algo do passado, em um momento em que isso volta a estar em pauta como uma possível realidade, Tuca responde: “Pra mim, esse assunto nunca esteve distante porque eu sou filha de ex-presos políticos e eu cresci numa família que não é de sangue, que são os companheiros de cárcere dos meus pais. Então, desde muito cedo eu escuto as histórias”. 

O festival exibe ainda os seguintes filmes: Meu Passado Me Condena: o Filme (2013), de Júlia Rezende; Cazuza – O Tempo Não Para (2004), de Sandra Werneck; Pela Janela (2017), de Carolina Leone; Aos Teus Olhos (2016), de Carolina Jabor; Pendular (2017), de Júlia Murat; Encantados (2014), de Tizuka Yamasaki; Para Ter Onde Ir (2016), de Jorane Castro; Muitos Homens Num Só (2014), de Mini Kerti; Baronesa (2017),de Juliana Antunes; Campo Grande (2015), de Sandra Kogut; Mataram Nossos Filhos (2016), de Susanna Lira; e É Proibido Fumar (2009), de Anna Muylaert. 

MOSTRA CINE-DELAS – JANEIRO:
Início: sábado, dia 5, às 22h
1º horário: sábados, às 22
Reprise: terça, à 0h15

AMORES DE CHUMBO (2018) (98’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Tuca Siqueira com a participação de Júlia Murat e Sandra Kogut
Horário: sábado, dia 5, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Tuca Siqueira

Sinopse: Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar quatro décadas de casamento em uma festa familiar. Apesar da idade avançada e do longo período juntos, o relacionamento caminha bem, com juras de amor de ares adolescentes e promessas até a eternidade. Tudo parece caminhar bem até o ressurgimento de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha), uma escritora e antiga amiga do casal exilada em Paris devido à sua militância política contra o regime militar recém-chegada a Recife. O reencontro resgata uma questão há anos abafada entre o casal; Lúcia lutou para tirar o marido da prisão após ele enfrentar a ditadura e ficou ao seu lado durante todos esses anos, mas interceptou as cartas da literata endereçadas ao seu cônjuge por saber dos sentimentos de um pelo outro.

MEU PASSADO ME CONDENA – O FILME (2013) (101’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Julia Rezende com a participação de Jorane Castro e Tizuka Yamasaki
Horário: sábado, dia 12, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Julia Rezende

Sinopse: Quando Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.

CAMPO GRANDE (2016) (120’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Sandra Kogut com a participação de Júlia Murat e Tuca Siqueira
Horário: sábado, dia 19, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Sandra Kogut

Sinopse: Regina (Carla Ribas) é uma mulher de meia-idade moradora de Ipanema, um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro. Mesmo residindo em uma vizinhança nobre, seu cotidiano e sua figura não são necessariamente luxuosos. Ela leva uma vida bastante tediosa e praticamente solitária em seu apartamento, não fosse pela ocasional presença da filha, Lila (Julia Bernat), com quem briga frequentemente e, por isso, está de mudança para a casa do pai, de quem Regina se divorciou recentemente. Sem qualquer explicação, duas crianças são deixadas na porta de sua casa, junto a um bilhete com o nome da proprietária. Ela nunca as viu na vida e não conhece os responsáveis por elas. Os pequenos Rayane (Rayane dos Santos) e Ygor (Ygor Manoel) foram abandonados pela mãe apenas com a promessa de um retorno próximo, sem qualquer tipo de informação ou contato.

PELA JANELA (2018) (87’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Carolina Leone com a participação de Juliana Antunes
Horário: sábado, dia 26, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Carolina Leone

Sinopse: Rosália (Magali Biff) é funcionária de uma fábrica de materiais elétricos da periferia de São Paulo pelas últimas três décadas. Aos 65 anos, o ofício entre fios, motores e soldas é a atividade exclusiva de sua vida – ela não tem filhos, amigos e relacionamentos amorosos, possuindo apenas o irmão, José (Cacá Amaral), como única companhia de sua morosa rotina. Seu cotidiano resume-se a cuidar da casa humilde em que habita e ser sempre a primeira a chegar e a última a sair da linha de montagem. O dia a dia com praticamente nenhuma emoção sofre um grande baque quando a empresa passa por um processo de fusão e os novos sócios fazem uma série de exigências, entre elas, a demissão da idosa para a contratação de um homem mais novo. Em um momento de suposta calmaria em sua trajetória, a protagonista se vê em uma encruzilhada.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato