TV Brasil exibe especial sobre as tradições da Folia de Reis neste domingo


Em referência ao Dia de Reis, lembrado neste domingo (6/1), a TV Brasil apresenta, às 18h30, o documentário "Folia de Reis" que investiga a festividade que envolve aspectos como promessa, devoção, fé, legado e tradição. A produção da própria emissora públicacombina dança às entrevistas com pesquisadores e devotos para revelar os bastidores dessa manifestação da cultura popular.

Reisado, Folia de Reis ou Festa de Santos Reis sãoalguns dos nomes da celebração de origem portuguesa, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências das culturas africana e indígena. Além de apresentar os personagens que fazem parte da folia, o documentário traça o caminho de histórias e emoções que mantêm viva essa tradição centenária.

A caracterização, a música e a acolhida da comunidade estão presentes no âmago da festividade. A Folia de Reis é considerada patrimônio imaterial em várias regiões do país.

A equipe da TV Brasil foi até o município de Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, acompanhar um um encontro de folias que reuniu dezenas delas em janeiro deste ano.

Para falar sobre a dinâmica dessa manifestação cultural presente no folclore brasileiro, o documentário "Folia de Reis" consulta especialistas que pesquisam o assunto e representantes dos grupos que contam suas experiências de vida e penitência.

Participam do filme os mestres José do Nascimento Gabriel e José Henrique Silva, o palhaço Ronaldo Silva, ahistoriadora Cascia Frade e o artista plástico EdsonFelipe Machado, entre tantos outros anônimos que mantêm viva essa identidade cultural que atravessa gerações.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato