Atriz Julia Lemmertz reflete sobre desafios da carreira na série Atos da TV Brasil

FOTO: Divulgação TV Brasil
Com mais de 35 anos de estrada e atuações marcantes no papel de personagens que fizeram história na televisão, cinema e teatro, a atriz Julia Lemmertz é a convidada deste domingo (10), às 20h30, da série Atos, produzida pela TV Brasil em parceria com a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) onde a atração é gravada.

Entre os assuntos que Julia comenta estão os desafios fazer artístico nos dias de hoje e a importância do teatro como um local de reflexão. Também aborda seus sonhos e medos. A atriz é seguida pela escuta e olhar curiosos dos alunos, com questionamentos categóricos e subjetivos sobre a passional arte de atuar.

A entrevista é conduzida por um grupo de intérpretes em formação, mediados pelo professor e diretor teatral Antonio Gilberto. Com formato inovador, Atos busca fugir dos padrões convencionais televisivos ao deslocar o estúdio televisivo para o palco teatral da própria CAL.

"Eu prefiro uma boa história. Se ela for real ou ficção não importa. Tem muita história real que parece ficção. Você tem que acreditar que o que você quer falar merece ser dito e compartilhado."

No decorrer do programa da emissora pública, entre uma pergunta e uma performance, Julia se junta ao grupo para fazer exercícios de voz que ativam a carga emocional antes de entrar em cena.

A experiente atriz sugere referências como os filmes dirigidos pelo ator e cineasta norte-americano John Cassavetes. "É muito interessante porque é cinema e teatro também. Ele faz sempre os filmes com os mesmos atores. Parece tudo improvisado, mas é escrito e ele faz soar como improviso."

A convidada destaca a importância do constante aprendizado para o processo de construção do personagem. "Assistam tudo que vocês puderem, inclusive aquilo que às vezes vocês acham que nem gostam. Isso ajuda a desenvolver um olhar crítico. Ouça música."

Resgate da família e tributo

No quadro de Atos em que os convidados devem rememorar uma personalidade que influenciou a trajetória e foi importante na carreira, a atriz recorda a importância de seus familiares.

"Muita gente me inspirou e influenciou desde o meu pai e minha mãe. A gente tem uma família de atores", conta Julia que é filha dos atores Lineu Dias e Lílian Lemmertz.

A convidada de Atos explica a escolha da homenagem ao veterano ator Edney Giovenazzi, de 88 anos. "O tio estava comigo nos momentos em que eu precisava de uma ajuda: quando minha mãe morreu, na época em que fui estudar fora, ao alugar meu primeiro apartamento", elenca.

Julia ressalta as qualidades do artista e recorda os trabalhos que fizeram juntos. "Homem lindo, livre, amoroso, generoso. Fala que eu sou como uma filha para ele. E eu digo que sou uma filha para ele. Nós nos escolhemos nessa vida", emociona-se ao lembrar que fizeram juntos as peças "Molly Sweeney - um rastro de luz" (2006) e "Maria Stuart" (2009).

Universo da dança e receios

Um dos destaques da entrevista é o momento em que Julia Lemmertz revela um sonho não realizado. "O meu grande sonho que eu não achei que era para mim... Eu queria dançar. Na infância, fui a todos os balés que você pode imaginar. Mas eu nunca tive coragem, pois eu tinha certeza que não ia ser boa o suficiente", afirma.

 Ao refletir sobre a vida, a artista declara ter poucos medos. "Sou uma pessoa que tendo a ser mais positiva, mas eu tenho filhos e neto. Tenho medo desse mundo que a gente está vivendo. Tenho medo do que vai ser dele, do que ele vai conseguir fazer e como ele vai viver."

Para completar, Julia Lemmertz é homenageada pelos alunos-atores que interpretam uma cena da peça "Maria Stuart", de Friedrich Schiller, na qual a atriz interpretou a personagem-título e foi dirigida por Antonio Gilberto. Ela comenta o desempenho dos estudantes de interpretação.

No final da edição de estreia da série, a atriz conta uma história que os espectadores não sabem se é verdadeira ou falsa. Ela recorda de um episódio na infância que foi acompanhar a mãe em um set de filmagem e acabou a substituindo em uma cena que se desenvolvia em um lago.

A resposta se a situação relatada por Julia é verídica ou fictícia está em um vídeo publicado na página do programa no site da TV Brasil após a exibição do primeiro episódio de Atos. O conteúdo vai ficar disponível em http://tvbrasil.ebc.com.br/atos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato