TV Brasil celebra os 40 anos do bloco afro Malê Debalê nesta segunda

FOTO: Divulgação TV Brasil
Considerado um dos blocos afros mais conhecidos de Salvador, o Malê Debalê é homenageado pela TV Brasil na faixa Verão Show desta segunda-feira de Carnaval (4), às 21h30.
 
Para festejar os 40 anos de tradição do bloco, a emissora pública exibe um espetáculo inédito. O ensaio de verão intitulado "Male + 40" foi acompanhado pela TVE Bahia em 10 de janeiro na Praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho.
 
Com muito entusiasmo dos integrantes, a apresentação conta com a participação especial dos convidados Jau, Araketu, Jammil, Adão Negro e Samba Trator. A energia em alto astral conduz o ritmo contagiante da performance preparatória para a folia. 
 
Histórico do bloco afro
 
Formado em março de 1979, à beira da Lagoa do Abaeté, o Malê Debalê é um bloco afro que colocou Itapuã no mapa do Carnaval não só da Bahia como também do país.
 
A primeira parte do nome remete aos negros que lutaram na Revolta dos Malês. O levante histórico de 1835 organizado por negros de origem islâmica contra a escravidão foi a revolta mais importante que aconteceu no estado.
 
A concepção inicial previa utilizar o nome 'Os Malês', mas resolveram incorporar um segundo nome. Alguns dos fundadores sugeriram o termo ‘debalê’ que era parte de uma música cantada pelo Badauê em um dos seus ensaios. Desse modo, com a ideia de ‘positividade’ nasceu o complemento ‘Debalê’.
 
O primeiro Carnaval do o Malê Debalê em 1980 foi marcado pela conquista do concurso realizado pela prefeitura de Salvador como melhor afro. Com o tema Reino Dourado dos Achantes e a música "Diz Meu Povo", eles convidavam a população a conhecer o bloco e faziam reverência ao Ilê Aiyê, aos Filhos de Gandhi e ao Badauê.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato