Cinema underground baiano terá sua história contada em filme exclusivo do Canal Curta!

Imagem/Reprodução
“Heróis do Udigrudi Baiano”, telefilme dirigido por Henrique Dantas, foi aprovado pela Ancine para ser produzido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com exclusividade para o canal Curta!. O filme pretende mostrar a importância do cinema underground baiano, que, a partir do lançamento do longa-metragem “Meteorango Kid, o Herói Intergaláctico” (1969), de André Luiz de Oliveira, tornou-se uma fonte de influência, rejeitando, em parte, a corrente do Cinema Novo. Filmes como “Caveira My Friend”, de Álvaro Guimarães, “Anjo Negro”, de Zé Humberto, e “Superoutro”, de Edgar Navarro, fazem parte desse movimento.

Para contar essa história, o diretor Henrique Dantas trabalha a trajetória dos personagens principais daqueles quatro filmes como elemento condutor e conta, ainda, com depoimentos de algumas das pessoas que participaram da produção dos longas na época. Uma curiosidade: a expressão “cinema udigrudi” foi criada por Glauber Rocha. Ele abrasileirou o termo “cinema underground”, que, no Brasil, teve expoentes como Júlio Bressane e Rogério Sganzerla. Também conhecido como cinema marginal, ele rompeu com a linguagem cinematográfica tradicional, ignorou a censura e as demandas do mercado.

Heróis do Udigrudi baiano” terá estreia exclusiva no Curta!, ainda sem data prevista.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato