Resistência indígena e Guerras da Conquista abrem Guerras do Brasil.doc do Canal Curta!

Adicionar legenda

Dirigida por Luiz Bolognesi, a série “Guerras do Brasil.Doc”, inédita e exclusiva do Curta!, vai abordar os principais conflitos armados da história do Brasil. Eles serão mostrados ao longo de cinco episódios de 26 minutos, com depoimentos de especialistas e clipes produzidos a partir de imagens de arquivo e de ilustrações. Os temas são: Guerras da Conquista, Guerras dos Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico.

O primeiro episódio, As Guerras da Conquista, mostra a chegada dos portugueses em terras brasileiras, o relacionamento com os índios e a exploração do pau-brasil. E, no meio desse cenário, como a resistência indígena tentou se opor à evangelização e à exploração do povo e da terra. Um dos entrevistados é o líder indígena Ailton Krenak. A produção é da Buriti Filmes. Estreia na Sexta da Sociedade, 19, às 23h30.

Rosângela Rennó e o discurso fotográfico em episódio inédito da série exclusiva “Onde Nascem as Ideias”

De origem mineira, a fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó já teve seu trabalho exposto nas mais importantes galerias do país. Sua obra é conhecida por trabalhar o discurso fotográfico e se utiliza de recursos como sujeito, identidade e memória. No episódio inédito de “Onde Nascem as Ideias”acompanhamos Rosângela desde os dias de montagem até a abertura de uma exposição fotográfica na Galeria Vermelho, em São Paulo. O programa mostra a trajetória da artista e  revela o processo de construção das séries Nuptias, Cerimônia do Adeus, Arquivo Universal, entre outras obras. Idealizada e dirigida por Carolina Sá, a série foi produzida pela Samba Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine. Episódio inédito na Terça das Artes, 16, às 23h.

Segunda da Música – 15/4

22h10 – "Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” (Documentário)

“Simonal  – Ninguém sabe o duro que dei” traça a trajetória impressionante do ex-cabo de exército e cantor Wilson Simonal, que reinou na música popular e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava nunca haver cometido.

Diretores: Cláudio Manoel, Mical Langer e Calvito Leal. 
Duração: 75 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 16 de abril, terça-feira, às 2h10 e às 16h10; 17 de abril, quarta-feira, às 10h10; 20 de abril, sábado, às 22h15.
  
Terça das Artes – 16/4

23h – "Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Rosângela”

O episódio acompanha a montagem de uma exposição da fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó na Galeria Vermelho, em São Paulo.

Diretora: Carolina Sá.
Duração: 43 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 17 de abril, quarta-feira, às 3h e às 17h; 18 de abril, quinta-feira, às 11h; 20 de abril, sábado, às 21h20.

Quarta de Cinema - 17/4 20h

A faixa “A Vida é Curta!”, em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril), traz três curtas-metragens que abordam o tema “Todo dia era dia de índio”

Cordilheira de Amora II (Documentário)

A indiazinha guarani-kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.

Diretora: Jamille Fortunato. 
Duração: 12 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 18 de abril, quinta-feira, às 00h e às 14h; 20 de abril, sábado, às 14h35; 21 de abril, domingo, às 01h15.  

Abigail (Documentário)

Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas.

Diretoras: Isabel Penoni e Valentina Homem.
Duração: 16 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 18 de abril, quinta-feira, às 00h15 e às 14h15; 20 de abril, sábado, às 14h50; 21 de abril, domingo, às 01h30.  

Waapa (Documentário)

Um mergulho inédito na infância Yudja e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza na organização do corpo-alma dessas crianças.

Diretores:David Reeks, Paulo Mendonça e Renata Meirelles.
Duração: 21 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 18 de abril, quinta-feira, às 00h34 e às 14h34; 20 de abril, sábado, às 15h10; 21 de abril, domingo, às 01h50.  

Quinta do Pensamento - 18/4

21h – “Imortais da Academia” (Série) – Episódio “Cadeira 22: “Da diversidade nasce a fortuna”

Ao contar a história da cadeira 22, o episódio aborda a presença de notáveis de outras áreas na Academia Brasileira de Letras, como o médico Ivo Pitanguy. Também são destaques Medeiros e Albuquerque e Luís Viana Filho.

Diretor: Belisario Franca.
Duração: 26 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 19 de abril, sexta-feira, às 01h e às 15h; 20 de abril, sábado, às 19h10; 21 de abril, domingo, às 11h35.  

Sexta da Sociedade - 19/4

21h  – "Aílton Krenak e o sonho da pedra” (Documentário)

O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais.

Diretor: Marco Altberg. 
Duração: 52 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 20 de abril, sábado, às 01h; 21 de abril, domingo, às 23h; 22 de abril, segunda-feira, às 15h.

22h – "Piripkura” (Documentário)

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da Floresta Amazônica.

Diretores: Bruno Jorge, Mariana Oliva e Renata Terra. 
Duração: 82 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 20 de abril, sábado, às 02h; 22 de abril, segunda-feira, às 16h; 23 de abril, terça-feira, às 10h.  

23h30 – “Guerras do Brasil.doc” (Série) – Episódio “As Guerras da Conquista”

A guerra da conquista ainda não acabou. Veja como, ao longo da História, a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras.

Diretor: Luiz Bolognesi.
Duração: 26 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 20 de abril, sábado, às 03h30; 21 de abril, domingo, às 19h20; 22 de abril, segunda-feira, às 17h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato