Home Top Ad

Caminhos da Reportagem investiga uso da inteligência artificial para obter dados de consumidores

Share:

Divulgação TV Brasil
Acender uma luz, ligar para um amigo e pagar uma conta são atividades que a inteligência artificial pode fazer através do celular para o usuário. O programa Caminhos da Reportagem desta terça (14), às 22h30, na TV Brasil, revela como essa tecnologia criada para executar tarefas comuns também é usada para obter dados pessoais.

A produção jornalística da emissora pública mostra de que forma a inteligência artificial invade a privacidade do internauta para conseguir informações sigilosas da vida privada, escolhas pessoais de música a viagens, de pesquisa de preços de geladeira a livros.

Basta fazer a busca e um sistema de algoritmos estará a postos para entregar uma solução ou várias. O Caminhos da Reportagem mostra que o consumidor não tem saída para driblar os robôs em caixas de diálogos, em aplicativos de trânsito, de música e de redes sociais. A menos que abandone de vez a internet.

A equipe do programa entrevista especialistas em tecnologia e conversa com usuários para entender os limites éticos, os desafios desse mercado e até onde os usuários estão dispostos a se expor para usufruir das facilidades que os serviços digitais oferecem ao custo de sua segurança virtual.

Para André Barrence, diretor de startup's do Google, a empresa se diferencia das demais nesse segmento. "A gente vai continuar sendo protagonista porque nós somos os criadores da tecnologia", afirma.

O Caminhos da Reportagem apresenta as facilidades que alguns aplicativos oferecem como o "Loko da Fiel" que chama o torcedor de 'parça' para informar sobre ingressos e comentar as partidas. A atração jornalística ainda destaca o trabalho de que explicam como é possível usar o assistente virtual para marcar compromissos como hora no salão de beleza.