Home Top Ad

Mobilidade urbana em pauta no Caminhos da Reportagem de terça na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem desta terça (21), às 22h30, na TV Brasil, mostra que deslocar-se diariamente de forma rápida, eficiente e sustentável ainda é um ideal longe de ser alcançado em muitos lugares do mundo.

A atração jornalística destaca que, apesar de associado frequentemente apenas às questões ambientais, o conceito de mobilidade urbana sustentável envolve ações de ordem social e econômica.

Na América Latina, os meios de transporte são a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa. Não é possível dissociar  problemas de mobilidade e mudanças climáticas, explica Ilan Cuperstein, vice-diretor para América Latina da organização C40. A rede internacional é formada por mais de 90 cidades que se comprometeram a zerar as emissões até 2050. “Para isso, várias mudanças drásticas têm que ser feitas: utilização apenas de veículos limpos; maior uso do transporte não motorizado, através de bicicletas, mais viagens a pé, patinete; todo tipo de transporte novo”, defende.

Entrevistas com especialistas revelam ainda que os novos modais não são a solução para os problemas de mobilidade, mas parte da solução. É o caso da bicicleta e de novos sistemas, como o BRT (Transporte rápido por ônibus), uma criação de Curitiba que ganhou o mundo, ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), presente no Rio de Janeiro.