O consagrado carnavalesco Paulo Barros é o convidado do Inspira.mov Brasil na TV Cultura

Divulgação GF
O carnavalesco Paulo Barros é o convidado do Inspira.mov Brasil no domingo, 26 de maio, às 23 horas na TV Cultura. No quinto episódio inédito, da segunda temporada, ele conta sobre a transformação da sua trajetória profissional de comissário de bordo a um dos carnavalescos mais premiados do Rio de Janeiro. Barros descreve como desconstruiu o formato tradicional dos desfiles para conquistar seu espaço no Sambódromo.

Com direção de Kenya Zanatta e produção executiva de Fernando Dias e Mauricio Dias, da premiada produtora GRIFA FILMES, a série, de 13 programas, apresenta ideias inovadoras e comportamentos inspiradores de personalidades das mais diversas áreas. Inspira.mov Brasil tem patrocínio da 3M do Brasil.

Em 2020 Paulo Barros estreia no Carnaval de São Paulo. À frente da Gaviões da Fiel, ele vai mostrar pela primeira vez aos paulistas as famosas alegorias humanas que promoveram uma revolução estética na Marquês de Sapucaí. No Inspira.mov Brasil, ele lembra que, nascido em Nilópolis (RJ), sempre acompanhou aos desfiles da Beija Flor, escola da região. Também fala sobre seu início no trabalho de carnavalesco, na década de 90, e como suas ideias venceram a rejeição inicial para criar uma nova forma de desfile.

Paulo Barros - Uma nova visão para os carros alegóricos

Com cinco títulos de campeão no Carnaval carioca, Paulo Barros hoje é um carnavalesco de sucesso, mas suas ideias não foram bem recebidas no início, como o famoso carro DNA, de sua estreia no Grupo Especial em 2004, com a Unidos da Tijuca, que conquistou o vice-campeonato. Com 15 metros de altura, a estrutura de metal foi muito rejeitada antes do desfile, a escola não entendia o conceito de “alegoria viva”, que só foi visualizado de fato com a coreografia das quase 130 pessoas do carro. “Quando eu crio alguma coisa para a Sapucaí, eu vou na arquibancada e me coloco no lugar de quem está assistindo, o que ele quer ver”, é sua explicação. 

No Inspira.mov Brasil, Barros conta também outras histórias curiosas como o carro das baratas que criou para a Viradouro, em 2008, que desfilou o enredo “É de Arrepiar!”. Foi exatamente em busca desta sensação no público, que ele criou a alegoria em que pessoas subiam e desciam de uma mesa vestidas de insetos. Sobre sua passagem pela Portela entre 2015 e 2017, quando conquistou o título para a azul e branco, Barros reforça como este período foi marcante pelo contato com nomes históricos como Monarco.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato