Diretor Antunes Filho é reverenciado no Recordar é TV deste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Em homenagem ao diretor de teatro Antunes Filho, que faleceu aos 89 anos, em maio deste ano, o Recordar é TV resgata trechos de duas entrevistas do dramaturgo para produções da antiga TVE/RJ preservados no acervo da emissora pública.

O tributo vai ao ar neste sábado (24), às 19h30, na TV Brasil. O especial recupera imagens do dramaturgo nas atrações "54 minutos" (1988) e "Arte com Sérgio Britto" (2005).

Antunes Filho conversa sobre a cultura dos palcos com o escritor Sérgio Santana, a atriz e diretora Bia Lessa e o crítico Yan Michalsky no primeiro bloco que tem mediação da jornalista Dulce Monteiro. O bate-papo na segunda parte é com o ator e diretor Sérgio Britto.

Considerado pelos artistas e pela crítica como um dos principais nomes do teatro nacional, Antunes Filho era um encenador exigente e a disciplina de seus atores era sua marca registrada.

Na homenagem, contundente em suas respostas, Antunes Filho recorda os atores que formou, analisa suas montagens mais conhecidas, reflete sobre o papel do ator e explica a importância do público.

Com sua montagem de "Macunaíma", em 1978, o diretor ganhou grande prestígio e passou a encenar adaptações de autores consagrados, como Shakespeare e Nelson Rodrigues, fazendo um enorme sucesso por onde passou.

Edições temáticas e tributos

O Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material conservado no acervo da emissora pública com os registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.

Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil.

O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.

Para as próximas semanas estão previstas edições sobre personalidades como o diretor de teatro Antunes Filho, o ex-jogador Carlos Alberto Torres. o músico Jackson do Pandeiro e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

O Recordar é TV também vai ao ar em horários alternativos na programação da TV Brasil. As produções históricas que resgatam o arquivo do canal estão no site da emissora pública no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv.

Esses conteúdos raros preservados no vasto acervo da emissora pública ainda podem ser acompanhados no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato