Miguel Paiva apresenta livro autobiográfico no Sem Censura desta terça na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Com décadas de carreira, o cartunista Miguel Paiva bate um papo com Vera Barroso e Bruno Barros sobre o livro "Memória do Traço" no programa Sem Censura desta terça (6), ao vivo, às 17h, na TV Brasil. No título, ele resgata charges marcantes, histórias hilárias, diversas de suas criações e personagens consagrados como "Radical Chic" e "Gatão de Meia Idade".

Durante a entrevista, ele conta curiosidades sobre a autobiografia profissional recém-lançada. Na obra ilustrada, feita com o filho Vitor Paiva, que realizou mais de 20 entrevistas e editou o texto final, o cartunista e artista gráfico traça um panorama sobre a trajetória. As divertidas histórias são ilustradas com algumas das charges mais famosas do próprio autor.

O livro recorda as diversas fases vividas pelo homenageado através de sua produção artística desde meados dos anos 1960 até hoje. "Memória do Traço" documenta não só os trabalhos de Miguel Paiva, mas também o encontro e convívio ao lado de personalidades como Ziraldo, Jaguar, Paulo Leminski, Paulo Freire, Umberto Eco, Quino e Rubem Braga, entre tantos outros.

Miguel Paiva começou a escrever aos dezesseis anos, para o Jornal dos Sports. No final dos anos 1960, fez parte da equipe do lendário jornal O Pasquim. Também publicou suas charges e personagens em outros grandes jornais do país até os veículos online.

Profissional multimídia, Miguel Paiva é autor de livros e roteiros para os palcos e as telonas. O também jornalista escreveu musicais e fez vários cenários e figurinos para o teatro. Aos 69 anos, Miguel Paiva tem ainda uma importante trajetória internacional. O experiente artista viveu na Itália por algum tempo na década de 1970.

Além de "Radical Chic", criada em 1982, e "Gatão de Meia Idade", publicado pela primeira vez em 1994, Miguei Paiva criou outros personagens. O artista publicou livros sobre as aventuras do detetive Ed Mort em parceria com ilustre escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo. Miguel Paiva deu vida aos desenhos do detetive particular trapalhão em tiras diárias de quadrinhos.

A obra de Miguel Paiva ainda inclui as historinhas das personagens Chiquinha e Bebel, a Top Top Model. A atuação na televisão é outro mote de sua trajetória. Ele passou por emissoras como TVE, Rede Globo e Bandeirantes em funções que vão desde comentarista até autor, roteirista e diretor.

Outros convidados: rock e longevidade

Vera Barroso e Bruno Barros também recebem o renomado guitarrista argentino, naturalizado brasileiro, Victor Biglione, e a experiente gerontóloga alemã Ina Voelcker. Especialista em envelhecimento, ela é considerada uma das vozes mais ativas do cenário atual no tema da longevidade da vida e conta no bate-papo da emissora pública novidades sobre essa área.

Referência internacional, Victor Biglione lança seu novo disco "Classic Rocks from Brazil" e participa do Sem Censura com o seu Power Trio, formado por Jorge Pescara (baixo) e Fábio Cezanne (bateria). Disponível nas principais plataformas digitais, o álbum ressalta a paixão de Biglione pela verve roqueira, sempre com forte presença em mais de três décadas de carreira

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato