Vida e luta do escritor e líder indígena Ailton Krenak são temas de documentário do Canal Curta!

Divulgação Canal Curta!
O líder indígena Ailton Krenak, autor do livro “Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” (Cia das Letras) — o terceiro mais vendido na última FLIP — protagoniza o documentário “Ailton Krenak: O Sonho da Pedra”, de Marco Altberg. O longa, exibido pelo canal Curta!, acompanha a trajetória de vida e expõe as reflexões sobre a luta do escritor e filósofo pertencente à etnia krenak. Com imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos, bem como de Vincent Carelli, Álvaro Tukano, Darcy Ribeiro, Juca Ferreira, Mário Juruna e Marcos Terena, o filme mostra o percurso de Krenak, desde os seus estudos em São Paulo até as suas viagens pelo Brasil e pelo mundo, consolidando-o como uma espécie de embaixador das culturas originárias brasileiras. Uma de suas ações mais famosas se deu na Assembléia Constituinte, em 1987, quando discursou no Congresso Nacional ao mesmo tempo em que pintava seu rosto de preto, em protesto contra o tratamento dado aos índios brasileiros pelos políticos. “Ailton Krenak: O Sonho da Pedra” será exibido na Sexta da Sociedade, 9, às 23h.
 
Trabalho de Nise da Silveira é resgatado em filme perdido de Leon Hirszman

Gravados em 1986, mas perdidos após a morte do diretor Leon Hirszman — um dos fundadores do Cinema Novo — no ano seguinte, os rolos de filme que compõem a trilogia “Imagens do Inconsciente” mostram o trabalho da renomada psiquiatra Nise da Silveira. Resgatadas somente em 2014 pelo também cineasta Eduardo Escorel, as imagens exploram a temática da produção artística como método de terapia ocupacional através de três pintores, pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II, portadores de casos clínicos diferentes. Com narração de Vanda Lacerda e Ferreira Gullar, o documentário procura, em seus três episódios, apresentar uma linguagem cinematográfica que narre a experiência e a expressividade artística de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, enquanto usufruíam do serviço de terapia ocupacional e reabilitação do local, criado em 1946 pela doutora Nise.  A exibição do primeiro episódio de “Imagens do Inconsciente”, intitulado “Em busca do espaço cotidiano”, é na Quinta do Pensamento, 8, às 20h35. Os demais episódios serão apresentados nas quintas-feiras seguintes, no mesmo horário.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato