Home Top Ad

Visceral Brasil desta sexta na TV Brasil conta história de Galo Preto

Share:

Divulgação TV Brasil
Embolador, coquista, compositor pernambucano. Galo Preto é o personagem do quarto episódio inédito da série Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música que a TV Brasil exibe à meia-noite desta sexta (30) para sábado (31).

O documentário “O Galo Preto chegou” conta quem é este artista que, com mais de 300 músicas, lançou seu primeiro disco em 2015, aos 82 anos. Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco desde 2011, Galo Preto é um profundo conhecedor da sua terra que continua servindo de inspiração para composições de improviso.

Galo Preto nasceu Tomaz Aquino Leão em 1935, no hoje reconhecido Quilombo de Rainha Izabel, no agreste pernambucano. Aos oito anos fez a sua primeira embolada e, ainda na infância, ganhou o apelido por ser brabo como um galo.

Em 1947 foi trabalhar em Recife como vendedor batatas nas ruas e portas das casas, fazendo improvisos irreverentes e perspicazes. Iniciou sua carreira artística como cantador, repentista, coquista e embolador na Rádio Clube de Pernambuco. Foi parceiro de personalidades da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Arlindo dos Oito Baixos e Jacinto Silva.