Home Top Ad

Caminhos da Reportagem investiga surto de sarampo nesta terça na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem traça um panorama sobre as causas do surto de sarampo que registra um numero alarmante de casos em 2019. A importância da prevenção através da vacina é um dos motes da matéria especial que a TV Brasil exibe nesta terça (22), às 21h30.

A produção da emissora pública consulta médicos, profissionais de saúde e pacientes para entender o que levou ao aumento da ocorrência no país, especialmente em São Paulo. Os entrevistados dizem de que modo enfrentaram essa grave doença infecciosa altamente contagiosa.

Com reportagens de Aline Beckstein e Bianca Vasconcellos, o programa ainda traz esclarecimentos para a população. O Caminhos da Reportagem explica os benefícios da vacinação para prevenir a doença, destaca os sintomas do sarampo e orienta como lidar com essa infecção já que não existe tratamento.

A atração jornalística revela que só este ano, até o fechamento da edição "Sarampo, o perigo está de volta", mais de 7.600 casos foram confirmados no estado de São Paulo, além de 12 mortes decorrentes da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

Desde 1997, o estado não registrava mortes por sarampo. Com isso, o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença e começa a importar a vacina da Índia para repor o estoque. Este mês, outros quatro países europeus apresentaram condição semelhante: Reino Unido, Grécia, República Tcheca e Albânia.

O Caminhos da Reportagem destaca a relevância da segunda dose da vacina contra o sarampo, explica as consequências do movimento antivacina em países da Europa e também no Brasil, além de abordar os diagnósticos imprecisos de uma doença que não aparecia nos postos de saúde do país há pelo menos duas décadas.