Home Top Ad

Um Olhar sobre o Mundo analisa dilemas éticos relacionados à inteligência artificial

Share:

Divulgação TV Brasil
O programa Um Olhar sobre o Mundo debate os desafios que a sociedade enfrenta com o avanço tecnológico e as perspectivas da inteligência artificial (AI). Para abordar esse assunto, o apresentador Moisés Rabinovici recebe o jornalista e consultor brasileiro Lúcio Mesquita que vive na Inglaterra há 25 anos. A entrevista vai ao ar à meia-noite desta terça (22) para quarta (23), na TV Brasil. O conteúdo ainda pode ser conferido no aplicativo EBC Play.

Referência no debate sobre a inteligência artificial no jornalismo, com vasta experiência na BBC, empresa de comunicação pública britânica, atualmente consultor da Innovation Media, o jornalista Lúcio Mesquita pensa que não a humanidade não vai perder o controle sobre esse gigante virtual que alimenta.

Especializado em inteligência artificial aplicada ao jornalismo, o experiente profissional esteve de passagem por São Paulo onde foi curador de um seminário sobre o impacto da IA nas redações. Ele aprofunda o tema no bate-papo com o veterano Moisés Rabinovici.

Nessa edição de Um Olhar sobre o Mundo, o programa reflete sobre a influência da inteligência artificial na sociedade contemporânea. Países correm para definir diretrizes e políticas públicas para nortear o desenvolvimento das pesquisas nessa área.

A partir da percepção de especialistas, a produção jornalística da emissora pública coloca em pauta a possibilidade de os computadores passarem a se atualizar sozinhos a ponto de ficarem mais espertos que os seres humanos.

Autoridades no assunto, como Bill Gates, da Microsoft, e Tim Berners-Lee, fundador da internet, já se disseram preocupados com o tema. Para Elon Musk, da Tesla, enfrentaremos um ditador imortal invencível. O físico Stephen Hawking previu que pode ser o fim da raça humana.