Mestre Damasceno é o personagem do Visceral Brasil desta sexta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Criador do búfalo-bumbá na cidade de Salvaterra, Ilha do Marajó, repentista, cantador de carimbó, compositor de sambas, fazedor de rimas, poeta, pescador, artesão. Mestre Damasceno é o homenageado do episódio do Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música que vai ao ar vai ao ar à meia-noite desta sexta (04) para sábado (05) na TV Brasil.

O documentário “A invenção do búfalo” conta a história de Damasceno Gregório dos Santos, um dos grandes mestres da tradição oral brasileira ainda vivo. Não é à toa que sua dedicação à cultura popular marajoara foi reconhecida em 2010 pelo então Ministério da Cultura, ao premiá-lo com o “Prêmio Maria Isabel”.

Mestre Damasceno tem mais de 400 composições, entre toadas de boi-bumbá, carimbós, xotes, chulas, sambas e até bregas. Pai de nove filhos, afro-indígena, cego desde os 19 anos, sua trajetória de vida é marcada pela superação.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato