Série documental Fortes do Brasil desembarca aos pés do Pão de Açúcar

Divulgação TV Brasil
O segundo episódio inédito da série Fortes do Brasil visita a Fortaleza de São João nesta quinta (3), às 22h, na TV Brasil. A produção documental da emissora pública traça um panorama sobre a relevância dessa construção na história do país.

Às margens da Baía da Guanabara, no bairro da Urca, na Zona Sul, do Rio de Janeiro, o espaço abriga atualmente a sede do Centro de Capacitação Física do Exército.

A área remete ao local em que Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, em 1º de março de 1565, na época da luta portuguesa para a expulsão dos franceses que invadiam a região.

A série Fortes do Brasil traz imagens de acervo, cenas aéreas e gravações inéditas para mostrar o relevo dessa área. Entrevistas com pesquisadores e depoimentos de historiadores ajudam a compreender a importância desse conjunto de edificações.

A Fortaleza de São João é formada pelos fortes-redutos de São Martinho, São Teodósio, São José e São Diogo. Nesse local, Estácio de Sá desembarcou com sua tropa na praia para reintegrar a ocupação territorial levantando um fortim.

Os portugueses perceberam que para defender a terra seria necessário criar uma povoação junto à guarda de defesa da Baía de Guanabara. Ampliada e reforçada através dos anos, recebeu oficialmente o nome de Fortaleza de São João em 1618.

A fortaleza e as baterias de São José e de São Teodósio foram edificadas sobre a península oeste da barra, totalmente inacessível através do seu costão externo e de acesso dificultado pelo morro íngreme na parte posterior.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato