Home Top Ad

Sem Censura de quarta recebe ator Antonio Pitanga, sambista Monarco e especialistas em gagueira

Share:

Divulgação TV Brasil
Ao vivo pela TV Brasil às 17h de quarta (13), o programa Sem Censura recebe a fonoaudióloga Leila Nagib e o presidente da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), Luiz Fernando Ferreira, para um papo sobre esse distúrbio na fluência e na temporalização da fala.

A fonoaudióloga analisa as possíveis causas para o problema, que envolvem o fator genético, o fator orgânico (muitas vezes relacionado a situações no nascimento) e o fator psicossocial. Hoje, é consensual entre especialistas que a gagueira possa ser multifatorial, ou seja, todos os fatores exercem maior ou menor grau de influência, variando de caso a caso.

Organização não-governamental sem fins lucrativos, a Abra Gagueira busca dar orientação a pessoas que gaguejam e difundir informações sobre os diferentes tipos de gagueira e seus tratamentos. Luiz Fernando comenta as frentes de atuação da Abra Gagueira, inclusive a Campanha da Gagueira, que todo mês de outubro convida a sociedade a conhecer mais sobre o assunto. O Dia Internacional de Atenção à Gagueira é celebrado em 22 daquele mês.

A apresentadora Katy Navarro conversa ainda com os atores Antonio Pitanga e seu filho Rocco Pitanga, que contracenam na peça “Embarque Imediato”, em que um jovem doutorando negro brasileiro e um senhor africano se encontram em um aeroporto internacional. Confinados em uma sala por terem perdido seus passaportes, acabam interagindo e do diálogo surge o embate de perspectivas. A peça, escrita e dirigida por Marcio Meirelles, fica em cartaz até dia 22 deste mês no teatro Poeira, zona sul do Rio de Janeiro.

No palco do programa, o sambista Monarco, decano da escola de samba Portela, apresenta-se ao lado do neto, o também músico João Diniz, que lançou seu primeiro álbum em setembro.