Home Top Ad

Documentário 'Gilberto Gil — Antologia Vol. 1' tem estreia especial no Natal do Curta!

Share:

Divulgação Curta!
A estreia do documentário ”Gilberto Gil — Antologia Vol. 1”, uma das mais aguardadas do ano, será o presente de Natal que o canal Curta! dará a seus espectadores. O filme, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, promove o encontro entre a obra musical e o próprio artista, já maduro e com o olhar moldado pela passagem do tempo. O fato de ser um “volume 1” sugere que se trata do início de uma trajetória e, de fato, ali está o começo da carreira de Gil, em canções compostas pelo músico baiano de 1968 a 1987, como “Domingo no Parque”, “Esotérico”, “Expresso 2222” e “Aquele Abraço”.

As imagens apresentadas a ele — e ao espectador — vêm de um vasto material de arquivo, obtido pelo pesquisador Antônio Venâncio. Diante delas, Gil recorda os contextos em que suas músicas foram criadas, inclusive o panorama turbulento da política brasileira da época, e revela também sua visão de mundo e sua potência criativa em expansão durante sua juventude. Com produção da Espiral Filmes, o documentário foi viabilizado pelo Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 23/12, às 22h40.

Fernando Meirelles é tema de episódio inédito da série ‘Cineastas’ 

Um dos diretores de cinema mais conhecidos e aclamados do Brasil, recém-indicado para o Globo de Ouro com o filme “Dois Papas”, Fernando Meirelles tem vida e obra retratados em episódio inédito da série “Cineastas”, que vem sendo exibida pelo canal Curta!.  A narrativa sobre sua carreira é conduzida por seus companheiros na produtora O2 Filmes: Nando Olival, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro. Também colaboram o roteirista Bráulio Mantovani, os atores Matheus Nachtergaele e Alice Braga, além de sua biógrafa, Maria do Rosário Caetano. Sob direção de Hermes Leal, o episódio engloba o início da carreira do cineasta, sua passagem pelo mercado publicitário, sua consagração com o longa “Cidade de Deus”, pelo qual foi indicado ao Oscar, e suas posteriores produções internacionais.  Episódio inédito na Quarta do Cinema, 25/12, às 23h10.