Recordar é TV de sábado reúne entrevistas dos atores Antônio Abujamra e Sérgio Britto

Divulgação TV Brasil
O Recordar é TV volta no tempo para homenagear os mestres dos palcos Antônio Abujamra e Sérgio Britto no sábado (21), às 20h, na TV Brasil. O tributo remete a produções da década de 1980, com trechos de "O Papo" e "Advogado do Diabo", programas da antiga TV Educativa do Rio.

Os artistas analisam sucessos e fracassos, refletem sobre a arte de interpretar, comentam a relação com os críticos e destacam as montagens mais importantes da carreira. O conteúdo dos programas foi recuperado do acervo preservado pela emissora pública.

A vida e a obra do saudoso ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra pautaram a entrevista que ele concedeu em 1989 para Ziraldo, no programa "O Papo". Saudado pelo grande público após sua interpretação do personagem Ravengar, na novela "Que Rei Sou Eu?", exibida naquele ano, Abujamra lança mão de frases de efeito, sempre irreverente em suas colocações no diálogo com o cartunista.

Recordar é TV tem ainda a participação do ator, diretor, apresentador e roteirista Sérgio Britto no programa "Advogado do Diabo", de 1988. Wolf Maia, Bárbara Heliodora e Paulo Fortes entrevistam o artista, apaixonado pelo seu ofício. Ele conta como abandonou a medicina para se dedicar ao teatro e relembra sua imersão nesse universo.

Crítica mordaz de Abujamra

No papo com Ziraldo, o ator e diretor comenta suas realizações nos palcos e nas telas. Pai do também artista Andé Abujamra, ele reflete sobre suas andanças pelo mundo e sobre o ofício do ator, sob a perspectiva filosófica que lhe era peculiar.

Natural do interior de São Paulo, Abujamra estudou filosofia e jornalismo. Após viagens ao exterior, o dramaturgo foi um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon nos palcos do Brasil. O espírito crítico do diretor esteve presente na efervescência do teatro nacional nas décadas de 1960 e 1970.

Antônio Abujamra faleceu em 28 de abril de 2015, aos 82 anos, devido a um infarto. Com sua sagacidade característica, apresentou o programa Provocações, da TV Cultura, durante quase quinze anos com um estilo próprio de conduzir entrevistas.

O trabalho de Antônio Abujamra foi marcado pela inventividade, ousadia e provocação. O dramaturgo realizou espetáculos repletos de crítica e fantasia, eixos de sua personalidade. Bem-humorado e dotado de imensa cultura, teve uma carreira consagrada na televisão, no cinema e no teatro. Suas tiradas repletas de ironia eram apenas um aspecto desse genial nome das artes brasileiras.

Britto: uma vida dedicada ao teatro

Culto, inteligente e sarcástico, Sérgio Britto explorou todos os canais de comunicação. No teatro, porém, era único: sua vida e obra marcaram a história da dramaturgia no país. Considerado uma das grandes personalidades do teatro brasileiro, apresentou o programa semanal "Arte com Sérgio Britto", na TV Brasil, que unia entrevistas e performances.

Sérgio Britto acompanhava as tendências do teatro moderno e participou de montagens arrojadas. Pioneiro da televisão no Brasil, criou, dirigiu e atuou por dez anos no Grande Teatro Tupi. Britto dirigiu "Ilusões Perdidas", a primeira novela da TV Globo, mas se dedicou principalmente à vida nos palcos, arte que lhe rendeu muitos prêmios.

Antes de trabalhar profissionalmente como ator, Sergio Britto atuou em peças amadoras. Graças a Paschoal Carlos Magno, entrou, em 1948, para o Teatro do Estudante e estreou em "Hamlet", com Sérgio Cardoso no papel principal.

Em 1959, Sérgio Britto, Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Gianni Ratto fundaram a companhia "Teatro dos Sete" Dentre as peças marcantes encenadas está "O beijo no asfalto", de Nelson Rodrigues. O artista produziu 17 espetáculos entre 1978 e 1993. Ele recebeu os prêmios Molière e Mambembe pela peça "Os Veranistas".

Sérgio Britto morreu em 17 de dezembro de 2011, aos 88 anos, vítima de problemas cardiorrespiratórios.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato