Ansiedade é tema do Caminhos da Reportagem na noite de quinta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O Caminhos da Reportagem que vai ao ar às 21h de quinta-feira (30) conversa com pessoas que têm as vidas afetadas pela ansiedade. O Brasil tem o maior número de casos no mundo: 9,3% da população sofre com a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2017. Isso representa cerca de 18 milhões de brasileiros.

Mais que números, as histórias de vida que o Caminhos da Reportagem revela dão uma dimensão do problema. A jornalista Ágatha Gonzaga conta ter começado a ter transtorno de ansiedade na fase adulta, quando já estava trabalhando.

"Eu sabia que eu tinha um sofrimento. Mas não sabia explicar. Não sabia identificar, como começava, não sabia como parar", relata Ágatha. Ela foi diagnosticada com transtorno de ansiedade e começou tratamento com psiquiatra e acompanhamento terapêutico.

A equipe do programa conversou com o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto Psicologia da USP, segundo o qual há diferentes níveis e graus de ansiedade.

"A gente tem ansiedades agudas, por exemplo, como o transtorno do pânico, que o Freud chamava de 'neurose de angústia'. A pessoa, repentinamente, é tomada por um medo, um sentimento de que ela vai ficar louca, de que ela vai perder a consciência. Ela pode ter vertigens, ela pode ter suores, ela pode ter transtornos gastrointestinais e aquilo é muito devastador." 

A psicóloga Lorena Granzotto, do Conselho Federal de Psicologia, acredita que o fato de o Brasil ter o maior índice de transtornos de ansiedade no mundo tem a ver com violência, pobreza, desemprego, estresse nas grandes cidades, dificuldades dentro de um emprego, entre outros fatores.

A ansiedade representa um risco à economia global na atualidade. Em 2019, pela primeira vez, o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, colocou em pauta os problemas de saúde mental. Segundo o Fórum, os problemas de saúde mental no mundo geraram um prejuízo de US$ 2,5 trilhões relacionados a queda na produtividade, aposentadoria precoce e gastos com tratamentos. No Brasil, o INSS concedeu mais de 74 mil benefícios por afastamento no trabalho a pessoas com diagnóstico de ansiedade entre 2017 e 2019.

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem convida o telespectador a uma viagem pelo país e pelo mundo em temas atuais e polêmicos. Uma das principais atrações jornalísticas do país, o programa vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h. As matérias ficam disponíveis na página do programa (http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem), no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site http://play.ebc.com.br.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato