Home Top Ad

Carnaval sustentável é o assunto do bate-papo do Sem Censura desta terça na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Para contribuir com o debate sobre uma folia sustentável, o Sem Censura desta terça-feira (11) conta com com a presença de convidados que ajudaram a transformar o carnaval em uma festa mais consciente. O bate-papo vai ao ar na TV Brasil ao vivo, às 18h.

Vera Barroso e Bruno Barros conversam sobre esse assunto com Frances Sansão, fundadora da empresa Pura Bioglitter. Ela começou produzindo artesanalmente na cozinha de casa glitters biodegradáveis, pois queria brilhar no carnaval sem agredir o meio ambiente e só encontrava produtos importados.

A demanda foi muito maior que Frances esperava. Ela precisou expandir a produção e hoje conta com seis sócias e mais cinco colaboradoras para as vendas no carnaval. Além da loja online, a empresa tem mais de 70 pontos e parceiros de revenda em todo o país e já fez ações com grandes marcas como a Farm.

Ainda nessa edição do programa, os apresentadores batem um papo com Hugo Camarate, fundador do bloco de carnaval carioca Vagalume, O Verde. A agremiação, que desfila todos os anos no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, é pautada pela sustentabilidade.

Além de todos os figurinos e adereços serem criados a partir de materiais recicláveis, o bloco busca sensibilizar os foliões para as questões ambientais. A agremiação promove a coleta seletiva de latinhas, garrafas e demais detritos produzidos durante o desfile, envolvendo no processo cooperativas de catadores e voluntários. O Vagalume ainda tenta neutralizar os impactos ambientais com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.