Brexit e "Megxit" em debate no Sem Censura de quarta-feira na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
No Sem Censura que a TV Brasil reapresenta na quarta (11), a repórter Talita Duvanel, do jornal O Globo, conversa sobre a repercussão causada pela saída do casal Harry e Meghan da família real britânica, o chamado “Megxit”. O programa recebe ainda a professora de Relações Internacionais Ariane Roder, que explica os modos como o Megxit e Brexit – saída do Reino Unido da União Europeia – estão interligados.

No dia 8 de janeiro, o príncipe Harry e sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex, anunciaram a decisão de "retroceder como membros 'seniores' da família real", passando a dividir seu tempo entre o Reino Unido e América do Norte, a fim de se tornarem financeiramente independentes.

“Antes, eles estavam a serviço de sua majestade, a rainha. Agora, vão ter um controle total da agenda deles. Só que quem está trabalhando para a rainha recebe um patrocínio do fundo soberano. Afinal, está trabalhando. E agora eles não vão mais receber esse patrocínio, vão ter que viver financeiramente independentes”, observa Talita Duvanel. “Eles vão ter cada vez mais liberdade de fazer seus próprios negócios Mas não vão ter mais as 'costas' da família real para isso.”

Apelidada de “Megxit” (contração de "Meghan" com "exit", em paródia ao Brexit), a decisão divide opiniões no Reino Unido. De acordo com editorial do New York Times, "Megxit é o novo Brexit em uma Grã-Bretanha dividida por idade e política."

De acordo com a professora Ariane Roder, o Megxit "está aparentemente deslocado da questão do Brexit, mas não está. São duas coisas muito associadas, porque o Brexit tem a ver com o movimento conservador, muito forte na Europa, dos chamados 'eurocéticos', que deram origem a essa discussão da saída do Reino Unido da União europeia”, explica. “Esses mesmos conservadores hoje abalam a questão da família real e da própria Meghan, ao querer sair da família real em função desses movimentos conservadores, racistas, que estão muito fortes na Europa.“

Apresentado por Vera Barroso, Katy Navarro, Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, em 1985.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato