Home Top Ad

Farol da Barra é o destino do programa Faróis do Brasil que TV Brasil exibe na quarta

Share:

Divulgação TV Brasil
Na quarta (11), às 21h, a série documental Faróis do Brasil visita o popular Farol de Santo Antônio da Barra, na Bahia, mais conhecido como Farol da Barra. A construção – um dos principais cartões postais de Salvador – foi um dos primeiros faróis a serem construídos nas Américas, no início do século XVIII.

A jornalista Tâmara Freire explica que a iniciativa se concretizou após a ocorrência de diversos encalhes de embarcações e do trágico naufrágio do Galeão Sacramento. O acidente com o navio havia matado centenas de pessoas no século XVII.

A intenção desse sinal náutico era guiar as embarcações que adentravam a Baía de Todos-os-Santos. Construído dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, o farol foi eternizado nos anos 1970 pelos Novos Baianos, em uma canção que leva seu nome.

Hoje, o espaço é aberto à visitação e também abriga o Museu Náutico, que conta a história da navegação e dos faróis no país. Ao lado da famosa praia do Farol da Barra, o local ainda é um ponto privilegiado para contemplar o pôr-do-Sol de Salvador.

Em episódios de 26 minutos, Faróis do Brasil revela a histórias e a beleza natural de faróis do país. Com formato de reportagem especial, a série reuniu informações sobre faróis da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada. Nos locais, a apresentadora Tâmara Freire abordou a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Também conversou com moradores sobre sua ligação pessoal com o farol em questão.