Faróis do Brasil visita Farol Macaé, santuário ecológico na Bacia de Campos

Divulgação TV Brasil
Às 21h de quarta-feira (4), na TV Brasil, a jornalista Tâmara Freire mostra as belezas naturais e conta um pouco da história do Farol Macaé, no quinto episódio da série Faróis do Brasil. O programa revela curiosidades sobre a construção, que protege e orienta os navegantes que passam pela Bacia de Campos, região norte do Rio de Janeiro.

O Farol Macaé foi erguido em uma reserva ecológica na Ilha de Sant’anna, a maior e mais alta das 7 ilhas que formam um arquipélago que abriga gaivotas e outras espécies de aves que migram da América do Norte durante o inverno.

Com imagens aéreas e reportagens em terra, Tâmara revela essa região de grande riqueza ambiental. Com mais de 140 metros de altitude, a Ilha de Sant’anna é hoje uma área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica. A Ilha fica a cerca de 7 km do centro de Macaé, menos de 20 minutos de lancha. Mas o desembarque só pode ser feito com autorização expressa da Marinha. Inaugurado em 8 de março de 1902, o oitavo farol do Rio de Janeiro ajuda a manter um paraíso preservado em uma região costeira de intenso movimento.  

Formado por um pedestal com cuba de mercúrio e um prato de sustentação dos painéis das lentes, o Farol Macaé emite uma luz branca e outra vermelha. Sua lanterna centenária tem um alcance luminoso de 28 milhas náuticas. Além de auxiliar as embarcações da indústria petrolífera, o farol serve aos barcos de pesca e de turismo.

Em 13 episódios de 26 minutos, Faróis do Brasil revela a histórias e a beleza natural de faróis do país. 

Em formato de reportagem especial, a série reuniu informações sobre faróis da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada. Nos locais, a apresentadora Tâmara Freire abordou a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Também conversou com moradores sobre sua ligação pessoal com o farol.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato