Acervo Musical resgata obra de mulheres que fizeram trilhas sonoras históricas

Divulgação TV Brasil
O programa Acervo Musical homenageia interpretações femininas marcantes no sábado (2), às 21h, na TV Brasil. A produção recorda performances históricas de mulheres que inspiram as novas gerações.

Neste episódio, a série produzida pela emissora pública resgata o legado de personalidades que já partiram como Clementina de Jesus e Elis Regina além de apresentações de grandes artistas contemporâneas como Fafá de Belém, Eliana Pittman e Joyce Moreno.

Apresentado por Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira, o programa traz repertório que se popularizou pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

Uma das artistas celebradas pelo Acervo Musical é a cantora Clementina de Jesus que começou sua carreira no samba aos 63 anos após décadas de trabalho como empregada doméstica. Ela abriu portas para tantas outras mulheres que vieram depois dela na cena musical a partir do seu exemplo.

O tributo também recupera uma sensível performance de Elis Regina que entoa a canção "Madalena" com sua voz inconfundível em um especial produzido em 1988 para valorizar a obra da Pimentinha. A musa foi homenageada pela TVE/RJ no programa "Elis vive".

A paraense Fafá de Belém despontou no universo cultural nos anos 1970 e a emissora pública faz uma justa homenagem à diva apresentando sua participação em 2006 no programa Conversa Afinada, exibido na telinha da TVE/RJ, com a versão da música "Mulheres de Atenas", composição original de Chico Buarque.

Eliana Pittmam prepara um novo disco depois de quase duas décadas longe dos estúdios. O programa da TV Brasil recorda uma performance da cantora em 1987 no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Ela interpreta "Geni e o Zepelim", clássico de Chico Buarque no histórico musical "Ópera do malandro".

No quadro "Pérolas da Rádio", a atração relembra um trecho do programa "Bossamoderna", conduzido pelo crítico musical Tárik de Souza, na Rádio MEC. Além de comentários do apresentador, a produção recupera uma performance de Joyce Moreno que entoa "Me Disseram".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato