Aventura na serra catarinense no 'Globo Repórter' desta sexta-feira

Divulgação Globo
Setenta quilômetros percorridos em seis dias de caminhada pelos campos de altitude mais selvagens do Brasil, rumo ao teto da serra catarinense. O ‘Globo Repórter’ reapresenta nesta sexta-feira, dia 22, o desafio do repórter Ricardo Von Dorff, uma coprodução da Globo com a NSC TV, afiliada de Santa Catarina. “A ideia do programa é mostrar uma Santa Catarina que nem os catarinenses conhecem. Montamos o roteiro com a ajuda de um grupo de alpinistas e de um morador local, isolado a cinco horas de cavalo de tudo. O resultado mistura aventura e saúde”, conta Ricardo.
 
A serra catarinense é cheia de segredos, como a lenda dos tesouros escondidos no Campo dos Padres. Em meados do século XVIII, padres jesuítas expulsos pela Coroa portuguesa tiveram que abandonar suas missões e traçaram uma rota de fuga. Nos acampamentos pelo caminho, enterravam seus tesouros. Centenas de anos depois, ainda há quem acredite que existe ouro na região. O ‘Globo Repórter’ também atravessa a cavalo a região de Coxilha Rica que, apesar de ser extensa como o município do Rio de Janeiro, tem apenas 400 moradores.
 
Outro segredo da região é o mel de melato, que não vem das flores, mas da bracatinga, e é mais conhecido na Alemanha do que no Brasil. Escuro, menos açucarado e difícil de cristalizar, o melato é usado em estudos sobre a prevenção do envelhecimento. Já a goiaba serrana, rica em vitamina C e com baixo teor calórico, é apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das frutas do futuro. “Ela é rica em sais minerais, potássio, cálcio, magnésio, iodo e vitamina D. Estudos apontam suas propriedades antidepressivas, antioxidantes e anti-inflamatórias. É perfumada e azedinha”, explica Ricardo Von Dorff.
 
O 'Globo Repórter' vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 22, logo após a novela 'Fina Estampa'.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato