Cosmovisão africana sobre corpo humano como templo religioso é tema de série do Prime Box Brazil

Divulgação CÉSAR FRAGA
O quatro episódio da série de TV Sankofa – A África que Te Habita debate a visão africana sobre corpo e mente humana, com contextualização histórica do sociólogo e professor acadêmico Muniz Sodré. O programa, que é estruturado na identidade cultural do Guiné-Bissau, vai ao ar nesta sexta-feira, dia 22, às 20h30, pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil.

Contrapondo-se à dualidade europeia, a cosmovisão africanista não separa os dois elementos. Sodré acrescenta que, de modo geral, o corpo é sustentado por uma força capaz de realizar coisas, o que baianos e iorubás chamam de Axé. “Uma coisa que o corpo tem, que se acumula, se conquista na relação dos mais velhos com os mais novos, que depende de caráter, de rituais em terreiros”, define Muniz.

A capoeira é uma das manifestações da religiosidade do corpo. No episódio, capoeiristas da Bahia mostram a evolução enquanto manifestação cultural no Brasil. Em Guiné-Bissau, a série registra crianças fazendo movimentos acrobáticos parecidos com a capoeira no porto de Cacheu.

Estruturada em 10 episódios, Sankofa – A África que Te Habita acompanha expedição do fotógrafo brasileiro César Fraga e do historiador Maurício de Barros Castro por nove países africanos rotas da escravidão, em busca da memória ancestral. A série é assinada pela FBL Criação e Produção, dirigida por Rozane Braga, roteirizada por Zil Ribas e com fábulas mitológicas narradas pela atriz Zezé Motta.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato