Craque Zico é entrevistado de segunda-feira na série 'No Álbum da Bola' da TV Brasil

Divulgação TV Brasil
A série especial "No Álbum da Bola" do programa esportivo No Mundo da Bola apresenta a primeira parte da entrevista do ex-jogador Zico nesta segunda (18), às 19h30h, na TV Brasil. Durante o bate-papo com o jornalista Sergio du Bocage, o eterno ídolo rubro-negro fala sobre início de carreira, chegada ao Flamengo e família.

Nesse episódio, Zico diz que não gostava do apelido "Galinho de Quintino", alcunha dada pelo narrador Waldir Amaral. O goleador afirma que preferia o codinome "Alegria da Gávea" criado pelo jornalista Celso Garcia. Conhecido como "Garoto do Placar, o locutor era vizinho da família Antunes. Torcedor do time, ele descobriu o talento de Zico na infância e o levou para o Flamengo.

Ao longo da conversa repleta de boas histórias, o craque também fala dos irmãos e de como era cuidadoso com as finanças. Comenta com orgulho do pai, "Seu Antunes", alfaiate que quase se tornou goleiro do Flamengo. A mãe, Dona Matilde, cuidou dos seis filhos e ainda era responsável pela casa. 

No decorrer da entrevista, o ídolo recorda ainda que abandonou o clube rubro-negro quando era juvenil por um mês. Ele conta que o fato aconteceu porque não tinha onde almoçar no horário entre os treinos e a escola.

Ao saber da situação, Jorge Helal, então presidente do Flamengo, tirou dinheiro do próprio bolso para bancar as refeições do jovem promissor. Zico explica que só tomou conhecimento do fato muito tempo depois.

Além do craque Zico, o quadro conta com os ex-jogadores Claudio Adão, Jorginho e Roberto Dinamite, o técnico Jair Pereira, o jornalista João Máximo e o árbitro aposentado Arnaldo Cezar Coelho. O programa No Mundo da Bola é exibido pela emissora pública de segunda a sexta, às 19h30, com 30 minutos de duração, e aos domingos, às 21h, com uma hora no ar.

Depois do sucesso da série "Os Setentões", quadro em que o apresentador recebeu dez personalidades do futebol, entre ex-jogadores, técnicos e cronistas, a TV Brasil lança esse novo quadro com outros astros que fizeram história dentro e fora dos gramados que não tem mais de 70 anos necessariamente.

Curiosidades contadas pelo Galinho

Durante o descontraído papo com Sergio du Bocage, o rubro-negro fala sobre início de carreira, Flamengo, seleção brasileira e família. Arthur Antunes Coimbra, nome de batismo de Zico, também conta situações inusitadas da trajetória nos campos e revela fatos que poderiam mudar o rumo do camisa 10.

A sequência da conversa ganha as telinhas da emissora pública nesta terça (19), às 19h30. O ex-atacante Cláudio Adão é o segundo convidado para a sabatina organizada em dois trechos na quarta (20) e quinta-feira (21), no mesmo horário. A edição de sexta (22) traz os melhores momentos das entrevistas.

Zico diz que não gostava do apelido "Galinho de Quintino", alcunha dada pelo narrador Waldir Amaral. O goleador afirma que preferia "Alegria da Gávea" criado pelo jornalista Celso Garcia. Conhecido como "Garoto do Placar, o locutor era vizinho da família Antunes. Torcedor do time, ele descobriu o talento do ex-meia ainda na infância, em Quintino, bairro da Zona Norte do Rio, e o levou para o Flamengo.

No decorrer da entrevista, o craque também recorda que abandonou o clube rubro-negro quando era juvenil por um mês. Ele conta que o fato aconteceu porque não tinha onde almoçar no horário entre os treinos e a escola.

Ao saber da situação, Jorge Helal, então presidente do Flamengo, tirou dinheiro do próprio bolso para bancar as refeições do jovem promissor. Zico explica que só tomou conhecimento do fato muito tempo depois.

O artilheiro do Maracanã recorda diversas histórias que viveu dentro das quatro linhas e fora delas. Ele conta como foi o dia em que transformou treino em jogo e garantiu vaga de titular no Flamengo, destaca as oportunidades em que enfrentou o irmão Edu, no América do Rio, e lamenta as mortes de Geraldo e Claudio Coutinho.

A vitoriosa geração rubro-negra dos anos 1980 também é tema da conversa. Zico fala da certeza que havia no sucesso. Ele lembra dos momentos que antecederam a decisão da Copa Libertadores, contra os chilenos do Cobreloa, e comemora a conquista do Mundial de Clubes, em que o Flamengo surpreendeu os ingleses do Liverpool em uma vitória incontestável por 3 a 0 no Japão em 1981.

Carreira de Zico no exterior e trajetória como técnico

A saída do Flamengo para jogar na Udinese, da Itália, é o tema central de outro trecho do bate-papo. O Galinho era ídolo na Gávea, mas acabou sendo negociado ao fim do Brasileirão de 1983. Ele fala do carinho pelos italianos e da volta ao Brasil, que incluiu uma lesão séria, numa partida contra o Bangu. Ressalta, ainda, o título da Copa União, de 1987.

Zico ainda faz algumas revelações curiosas. Ele celebra a passagem pelo Japão onde foi jogar depois de ter "pendurado as chuteiras" e o início da trajetória como treinador. Ele foi recebido muito bem, a ponto de ter assumido inclusive o comando técnico da seleção japonesa, e fez história no Kashima Antlers.

Além de ter se tornado referência no esporte e ajudado a desenvolver o futebol no país oriental, Zico ainda foi treinador em outras ligas. O veterano teve o trabalho reconhecido em várias temporadas no Fenerbahçe, da Turquia, e ainda passou por Rússia, Grécia, Iraque e até Índia. Agora, está de volta ao Japão.

Com fato de gol, ainda destaca os mais importantes dos gols de falta, lembra do dia em que o ponta-esquerda Júlio César passou à frente dele numa cobrança, e comenta os prêmios que ganhou de Melhor Jogador do Mundo, nos anos 1980.

As entrevistas exclusivas feitas por Sergio du Bocage estão disponíveis no site da atração esportiva na página da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/nomundodabola e também no YouTube do canal em https://www.youtube.com/tvbrasil.

Tradicional debate esportivo da TV Brasil, o programa No Mundo da Bola está sendo exibido diariamente, de segunda a sexta, às 19h30, com 30 minutos de duração, e aos domingos, às 21h, com uma hora na telinha.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato