Débora Falabella comenta sobre a importância da série 'Aruanas'

Divulgação Globo/Fábio Rocha
Aruanas’ está chegando ao quarto episódio na TV aberta e vem mostrando a importância de se discutir sobre o meio ambiente. Na semana passada, a série ficou entre um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, com elogios do público à qualidade da trama e à sua relevância. 
Na trama, Débora Falabella vive Natalie, uma das fundadoras da ONG Aruana. Ela também é jornalista e usa a sua profissão e o espaço que conquistou para realizar denúncias de crimes ambientais na Amazônia. Na entrevista abaixo, Débora comenta sobre a sua personagem, os momentos marcantes da gravação e a importância da série em nosso contexto atual. 
No quarto episódio de ‘Aruanas’, que vai ao ar na próxima terça-feira (19), Natalie faz uma matéria sobre a devastação da floresta e ativistas usam imagens para denunciar na cidade. Na manifestação, Clara (Thainá Duarte) é presa. 
Escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, o thriller ambiental vai ao ar todas as terças-feiras, logo após a novela “Fina estampa”. A série - uma produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, em coprodução com a Maria Farinha Filmes - conta com direção artística de Carlos Manga Jr, direção geral de Estela Renner, parceria técnica do Greenpeace e Pedro de Barros colabora com o roteiro. 
Quem é a Natalie? 
A Natalie pra mim é uma mulher forte, que tem uma paixão: o trabalho com a ONG e a questão ambiental que ela defende desde pequena. Além de ser uma das fundadoras dessa ONG, ela pode divulgar essas questões ambientais por ser jornalista também. Ela é uma mulher como todas as outras, que tem múltiplas facetas. Ela é super forte no trabalho, mas tem uma questão pessoal que traz uma fragilidade pra personagem que eu acho lindo. Todos as personagens da trama acabam percorrendo esse caminho, entre a vida pessoal e a profissional. 
Como você enxerga a relação da Natalie com a Verônica? 
É tão bonito para a gente falar de heroínas que erram, que são tão próximas da vida, que se sentem julgadas e ao mesmo tempo perdoam. Eu acho a personagem da Taís Araújo muito linda. Porque a Verônica não consegue não se abrir completamente para a relação com o marido da Natalie, o Amir (Rômulo Braga). Mas ela sofre muito com isso, porque ela é humana, e tenta, dentro daquela situação, ser o mais ética possível.
Qual foi a importância de ter começado as gravações na Amazônia?
Foi muito intenso e imprescindível para a construção de nossas personagens e da narrativa que queríamos contar. Eu lembro que a primeira cena que eu fiz foi a de um massacre indígena. Foi a primeira cena que gravei em Manaus. Estava muito quente, e gravamos em aldeia indígena real, com figurantes e atores indígenas reais. Era uma situação difícil de se ver, porque eles estavam ali maquiados, com sangue. Foi muito impactante e mexeu muito com a minha cabeça ver pessoas que passam por aquilo de verdade vivendo aquela cena. Foi muito forte. A Amazônia acho que foi essencial para a gente. Eu já  tinha ido uma vez para lá antes e, depois da série, voltei mais uma vez e fiz uma viagem de rio imersa naquele mundo. Espero que faça parte sempre da minha vida. 
Como era a sua relação com as questões ambientais antes de Aruanas e o que mudou depois de fazer a série? 
Eu já era uma pessoa consciente, que se preocupava com o meu lixo e com reciclagem, por exemplo. Sempre fui consciente desse assunto. Mas aprendi muitas coisas em ‘Aruanas’, de uma maneira mais aprofundada  Tem trabalhos que são de aprendizado para o ator, que levamos para a vida, porque nós acabamos ficando muito mais envolvidos nessas questões do que antes. Eu não consigo mais me desvincular dessas questões.
Com é a importância de Aruanas nesse momento em que vivemos? 
Acredito que esse é um momento que temos que dar uma pausa para olhar coisas que são mais importantes do que essa corrida desenfreada que estávamos vivendo. É um momento bonito para se falar de meio ambiente. Eu estava ansiosa, querendo que a série fosse logo para a TV aberta. Acredito que seja uma escolha feliz da Globo exibi-la nesse momento.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato