Home Top Ad

Para ver e ler: documentários sobre escritores consagrados marcam a programação do Curta!

Share:

Divulgação Curta!

O Curta! sempre abre espaço para a literatura em sua grade de programação, celebrando autores e gêneros através de documentários diversos. Em maio, o canal selecionou três longas que abordam a trajetória de escritores de renome:

“Bruta Aventura em Versos”, sobre Ana Cristina Cesar
De Letícia Simões

Quinta-feira, 14 de maio, às 22h35
Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando centenas de leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto, porém delicado, visceral e comunicativo, influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta. Horários alternativos: sexta-feira, 15 de maio, às 02h35 e às 16h35; sábado, 16 de maio, às 21h30; domingo, 17 de maio, às 12h; segunda-feira, 18 de maio, às 01h30 e às 10h35.

“Cacaso na Corda Bamba”, sobre Cacaso
De José Joaquim Salles e Ph Souza

Quinta, 21 de maio, às 22h25
Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.  Horários alternativos: sexta-feira, 22 de maio, às 02h25 e às 16h25; sábado, 23 de maio, às 21h20; domingo, 24 de maio, às 12h; segunda-feira, 25 de maio, às 10h25.

“Jack Kerouac – O Rei dos Beats”, de Paulo Fontenelle
De John Antonelli

Quinta-feira, 28 de maio, às 21h10
Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama. Horários alternativos: sexta-feira, 29 de maio, às 01h10 e às 15h15; segunda-feira, 1 de junho, às 01h e às 09h10.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.