Para ver e ler: documentários sobre escritores consagrados marcam a programação do Curta!

Divulgação Curta!

O Curta! sempre abre espaço para a literatura em sua grade de programação, celebrando autores e gêneros através de documentários diversos. Em maio, o canal selecionou três longas que abordam a trajetória de escritores de renome:

“Bruta Aventura em Versos”, sobre Ana Cristina Cesar
De Letícia Simões

Quinta-feira, 14 de maio, às 22h35
Ícone da poesia marginal dos anos 1970 no Rio, Ana Cristina Cesar se matou em 1983, aos 31 anos, deixando centenas de leitores e adeptos. Ela criou versos, traduziu poemas e contos, pesquisou sobre cinema e literatura, escreveu artigos, deu aulas, redigiu cartas. Seu estilo direto, porém delicado, visceral e comunicativo, influenciou a literatura e a poesia de diversos artistas. A partir da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita, seja através da dança de Marcia Rubin, do espetáculo de Paulo José e Ana Kutner ou da poesia de Alice Sant´Anna. Todos, de maneiras diversas e particulares, conviveram com as vírgulas, as pausas, a voz e os olhos da poeta. Horários alternativos: sexta-feira, 15 de maio, às 02h35 e às 16h35; sábado, 16 de maio, às 21h30; domingo, 17 de maio, às 12h; segunda-feira, 18 de maio, às 01h30 e às 10h35.

“Cacaso na Corda Bamba”, sobre Cacaso
De José Joaquim Salles e Ph Souza

Quinta, 21 de maio, às 22h25
Filho de uma família rural e destinado a trabalhar com criação de gado, Antonio Carlos de Brito encontrou na poesia um sentido para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira, sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.  Horários alternativos: sexta-feira, 22 de maio, às 02h25 e às 16h25; sábado, 23 de maio, às 21h20; domingo, 24 de maio, às 12h; segunda-feira, 25 de maio, às 10h25.

“Jack Kerouac – O Rei dos Beats”, de Paulo Fontenelle
De John Antonelli

Quinta-feira, 28 de maio, às 21h10
Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levaram a literatura americana a novos níveis de criatividade, e no processo inspiraram mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama. Horários alternativos: sexta-feira, 29 de maio, às 01h10 e às 15h15; segunda-feira, 1 de junho, às 01h e às 09h10.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato