ViacomCBS divulga a pesquisa Geração Z: Power Disruption e revela influência e solidariedade como características dessa geração

Reprodução

Nova pesquisa da ViacomCBS, a Geração Z - Power Disruption: Como a Nova Geração está Ressignificando o que é Poder, traz dados que relevam que a relação com o poder está mudando. Ou já mudou. Essa geração que está se formando em meio a cenários desafiadores é pragmática, convive com a ideia de que o futuro é incerto e apresenta descrença na velha ordem das coisas. É uma geração genuinamente colaborativa e acredita na resolução de conflitos. É informada e consciente e, por isso, não espera menos do que a verdade, autenticidade, transparência e clareza em discursos e ações.

Gerações mais jovens costumam ser disruptivas e pioneiras em processos de mudança ao longo dos anos. Afinal, testar limites de poder é um marco do desenvolvimento. Para eles, hoje, o poder está muito mais fluído.

Para as marcas, essa nova pesquisa da ViacomCBS apresenta territórios e meios de dialogar e impactar essa população da forma correta. Tornando-se relevante e evitando ao máximo o tribunal virtual, uma das grandes características dessa geração.

Principais resultados:

No Brasil, 73% dos entrevistados afirmam: ‘minha geração tem mais capacidade de realizar mudanças positivas do que as anteriores’ (61% globalmente).

A definição e o papel do poder estão mudando. Quando perguntados sobre o que representava poder no passado e o que representará no futuro:

• 54% dizem que poder no passado beneficia poucos (60% globalmente)

• 33% dizem que poder no passado significa controle (44% globalmente)

Sobre o poder no futuro:

• 92% tecnologia (89% globalmente)

• 83% influência social (78% globalmente)

• 80% impacto (73% globalmente)

• 79% colaboração (74% globalmente)

• 78% inclusão e pertencimento (67% globalmente)

Os jovens esperam tornarem-se líderes:

• 80% acreditam que podem ser bem sucedidos fazendo o que escolherem (72% globalmente)

• 75% querem ser seus próprios chefes ou querem ter seu próprio negócio (68% globalmente)

O caminho de amadurecimento dessa geração está acontecendo em tempos tumultuados e o pragmatismo os leva a buscar novas oportunidades:

• 78% seguem algumas pessoas e marcas nas redes sociais somente para manterem-se informados (72% globalmente)

• 77% buscam por mais educação e informação do que têm acesso nas instituições de ensino (73% globalmente)

• 71% buscam por conteúdos que reflitam opiniões diferentes das suas (63% globalmente)

Daí o fato de o interesse pelo termo ‘empoderamento’ ter crescido muito nos últimos anos e dele hoje significar consciência coletiva.

Sobre o que dá sensação de poder:

• 1) ver os resultados das minhas ações, 2) ser reconhecido e elogiado e 3) ser aceito

Mas o poder é fluído. Com está mudando?

Hoje, o poder cultural é uma rede coletiva:

• 74% afirmam que as redes sociais me dão voz no que diz respeito ao que me importa (62% globalmente). Brasil está em primeiro lugar entre os países ouvidos.

O poder varia constantemente entre mídia e social media, sem um único líder a frente das mudanças:

• 1/3 afirmam que todos deveriam ter poder (57% globalmente)

• 60% afirmam que hoje o poder é dividido entre mais pessoas do que era no passado (55% globalmente)

A narrativa agora é de poder coletivo - amplificando pautas, reivindicando, contando histórias de um novo ponto de vista. E é nesse mesmo frenesi que todos os temas que surgem, podem também desaparecer.

Sobre os diferentes caminhos da "verdade":

• 35% não confiam nas fontes de informação que existem hoje (28% globalmente)

O Brasil se destaca como um dos países com o mais alto grau de desconfiança nas fontes de informação. Atrás apenas dos EUA (37%) e seguido pela Argentina (34%).

As pessoas se tornaram uma rede de juízes e a narrativa coletiva pode rapidamente se tornar perversa. Com essa nova dinâmica, chega a autocensura:

• 63% afirmam: não exponho minha opinião para não causar conflito (Brasil primeiro lugar).

Para onde o poder está indo?

O ativismo - principalmente o jovem - está questionando todas as instituições. E antigos ‘disruptores’ hoje são considerados instituições.

Nesse contexto é evidente a expectativa de que as marcas tenham um novo papel:

Top 3 no Brasil:

• 1) demitir funcionários e líderes que abusem do poder, 2) conscientizar as pessoas sobre as injustiças do mundo e 3) apoiar e financiar pessoas em estado vulnerável

Top 3 Global:

• 1) conscientizar pessoas sobre as injustiças do mundo, 2) demitir funcionários e líderes que abusem do poder e 3) apoiar e financiar pessoas em estado vulnerável

Para as marcas, vale reforçar que posicionamentos claros e ações condizentes ajudam a evitar o ceticismo e o boicote. Essa nova geração está de olho em tudo e principalmente sobre o que é dito vs. o que é realmente feito. A boa notícia é que entre os jovens há espaço para retratação e para marcas que evoluem e se adaptam proativamente.

Metodologia

Entre julho e agosto de 2019, a ViacomCBS realizou a pesquisa Geração Z - Power Disruption utilizando a seguinte metodologia:

• Pesquisa qualitativa levou três dias de discussões online, em 8 países (EUA, Reino Unido, Austrália, Argentina, Brasil, Índica, Polônia e África do Sul), além de 2 semanas de imersão nos EUA.

• Pesquisa quantitativa ouviu 11 mil entrevistados, em 10 países (EUA, Argentina, Austrália, Brasil, China, Itália, Filipinas, Polônia, África do Sul e Reino Unido).

• Participantes têm idades entre 13-53 anos, mas o foco da pesquisa foram os respondentes entre 13 e 25 anos de idade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato