Home Top Ad

Artistas conversam sobre criatividade e processo criativo no Programa Especial

Share:

Divulgação TV Brasil
No sábado, 27, o Programa Especial bate um papo sobre criatividade com o fotógrafo subaquático cadeirante Fabio Freitas, com o jovem escritor cadeirante Abhay Sukoski e com o influenciador digital Adriano Bisker, que é surdo oralizado e produz o blog "Pai de Cinco". O programa vai ao ar na TV Brasil, às 9h30.

Fabio Freitas conta como se interessou pelo registro de imagens e o que continua motivando sua paixão pela fotografia subaquática. O convidado é cadeirante e coleciona vários prêmios internacionais.

"As pessoas se impressionam muito com as fotos porque não conhecem o que tem ali embaixo. Eu me dedico muito a mostrar para as pessoas que o mar tem que ser preservado para que a gente possa continuar vendo esses seres marinhos tão bonitos", afirma Fabio.

Abhay Sukoski explica que se tornou escritor com o incentivo da família. "Comecei a escrever quando vim contar histórias para minha tia e para minha avó. Elas adoravam", recorda-se Abhay, que já lançou cinco livros. "Um dia minha mãe escutou na cozinha elas dando gargalhadas e resolveu ouvir as histórias também. Ela achou tão engraçado que começou a anotar."

Adriano Bisker, que também se expressa por meio de palavras, diz como surgiu seu blog "Pai de Cinco", no qual compartilha a experiência de ser pai de dois meninos e de trigêmeas. Nas postagens, ele faz relatos, reflexões e dá dicas de paternidade.

"O blog surgiu assim que nasceram as minhas trigêmeas. Por ser advogado e por gostar muito de ler e de escrever, eu tenho certa facilidade com a palavra escrita", comenta Bisker.

O Programa Especial ainda aborda o trabalho da ONG Surdo Mundo, que promove a interação entre surdos e ouvintes, e do Instituto Priorit, que desenvolve atividades psicomotoras com crianças autistas.

Em exibição há 16 anos, agora em sua 15a temporada, o Programa Especial aborda temas como mercado de trabalho, lazer, esporte e saúde de forma inclusiva e descontraída. O programa é apresentado pela publicitária cadeirante Juliana Oliveira e tem matérias de Fernanda Honorato, a primeira repórter do país com Síndrome de Down.

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com janela de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição, em que as imagens são descritas por um locutor assim que aparecem na tela, para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.