Candomblé e Arca da Montanha Azul sob a ótica de crianças, na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Na manhã de domingo, a série Olhar que Vem de Dentro aborda duas religiões sob uma perspectiva infantil. A edição inédita que a TV Brasil exibe dia 14, às 6h, conta as experiências de Maria, adepta da Arca da Montanha Azul, e da Kathellyn, praticante do Candomblé.

No Rio de Janeiro, capital, Kathellyn mostra os orixás do Candomblé, do qual ela e sua família fazem parte. A menina apresenta o barracão que frequenta e explica e os costumes e rituais da sua religião. Ainda revela como é sua relação com o candomblé e como sua religião é vista por amigos e colegas de escola.

Religião de matriz africana derivada do animismo, o Candomblé está entre os principais alvos de intolerância religiosa no Brasil. Kathelyn e sua irmã já foram alvo de agressões na rua. Filha de ogum, ela e seus familiares lutam pelo fim da discriminação religiosa.

Na cidade de Cabo Frio (RJ), o programa acompanha as experiências de Maria Luz com a Arca da Montanha Azul, religião que adora vários deuses e faz uso da planta ayahuasca em seus rituais.

Com 13 edições de 13 minutos, Olhar que Vem de Dentro parte da realidade de jovens e crianças para estimular a reflexão sobre espiritualidade. A série permite ao público acompanhar vivências espirituais e perceber a riqueza da religiosidade nacional. Destaque para o ecumenismo, a convivência harmônica de credos e o sincretismo, características das crenças no Brasil.

A série investiga como o bullying e a o respeito inter-religioso são pautas importantes no universo infanto-juvenil. Crianças de diferentes idades e de várias regiões do país contam o que vivenciam nos credos e explicam os desafios que enfrentam por causa da fé, seja na escola, seja em família e na comunidade, em geral.

Entre as religiões abordadas estão o Mormonismo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; o Budismo Kadampa; o Judaísmo Masorti; o Santo Daime; a Arca da Montanha Azul; o Islamismo; o Catolicismo; a Casa da Benção e o Vixnuísmo ou Vaishnavismo, tradição do Hinduísmo.

Criada pela produtora amazônica Saci Filmes em 2018, O olhar que vem de dentro tem direção de Sérgio de Carvalho, Pedro Von Kruger e Pedro Sotero. Esse conteúdo independente foi selecionado pelo programa Brasil de Todas as Telas, linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato