Gustavo Vaz e Vitor Thiré falam sobre seus personagens em 'Aruanas'

Divulgação Globo/Fábio Rocha
Aruanas’ levantou a questão ambiental e a defesa da floresta Amazônica não apenas denunciando as ações ilegais que ocorrem na região, mas sobretudo evidenciando as pessoas que arriscam suas vidas para proteger esse bem precioso: os ativistas ambientais. 
As Aruanas não são as únicas envolvidas com essa causa. Elas contam com um time de peso para ajudá-las no trabalho diário na luta contra a devastação ambiental. Como André, vivido pelo ator Vitor Thiré, ativista e responsável pela comunicação e relações públicas da ONG Aruana. Outro aliado nessa batalha é Gregory, personagem de Gustavo Vaz. Antropólogo envolvido com as causas indígenas, ele conhece as Aruanas na cidade de Cari – AM, e une suas forças para ajudá-las ao combate contra o garimpo ilegal e a destruição da mata. 
Na entrevista abaixo, Gustavo Vaz e Vitor Thiré comentam sobre seus personagens, como foi gravar na Amazônia e o feedback que vêm recebendo do público. 
No oitavo episódio de ‘Aruanas', que vai ao ar nesta terça-feira, dia 16 de junho, Gregory (Gustavo Vaz) recebe Natalie (Débora Falabella) em sua casa e o clima esquenta entre os dois. André (Vitor Thiré) oferece ajuda a Verônica. Miguel (Luiz Carlos Vasconcelos) faz comemoração por causa do garimpo Eldorado e Clara (Thainá Duarte) e Luiza (Leandra Leal) se disfarçam para investigar o local. Ícaro (Daniel Ribeiro) sequestra Luiza no garimpo. Escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, o thriller ambiental vai ao ar todas as terças-feiras, logo após a novela “Fina estampa”. A série - uma produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, em coprodução com a Maria Farinha Filmes - conta com direção artística de Carlos Manga Jr, direção geral de Estela Renner, parceria técnica do Greenpeace e Pedro de Barros colabora com o roteiro. 
A série foi lançada mundialmente no ano passado e chegou à TV aberta em abril. O que significa para você ‘Aruanas’ sendo transmitida neste momento na TV aberta?  
Gustavo Vaz: Significa a arte ultrapassando a ficção e cumprindo uma de suas funções mais importantes: a de alertar as pessoas e direcionar seus olhares para o que precisa ser visto. ‘Aruanas’ é mais que uma série, é um manifesto em defesa da vida e uma ação concreta, importante contra o discurso político de destruição da vida em voga no Brasil de hoje.
Vitor Thiré: É mais do que necessário e urgente que ‘Aruanas’ seja visto pelo maior número de pessoas possível, pois trata-se de uma questão vital para a humanidade: preservar a maior biodiversidade do mundo, fundamental para garantir a existência de todas as espécies, inclusive a nossa. 
Como foi gravar na Amazônia? Isso mudou você como pessoa?  
GV: A série ampliou profundamente meu entendimento sobre a questão ambiental no país. O fato de ter experienciado um mês na Amazônia, em contato com a floresta e com representantes de comunidades nativas da região, me fez vivenciar na pele parte dessas questões e, desde então, fica impossível não querer cada vez mais participar de movimentos, ações e debates sobre a proteção do meio ambiente. Isso se tornou uma das minhas lutas fundamentais, como artista e como homem.
VT: Foi maravilhoso e fundamental termos começado as gravações pela floresta, para termos justamente a noção do quanto somos inferiores a ela, tamanha sua grandeza. Amei conhecer um pouco da cultura local, do Rio Negro, do Rio Solimões, dos povos indígenas, da população em geral e outras centenas de coisas novas e incríveis que este trabalho fantástico me proporcionou conhecer. Eu já me preocupava com esses assuntos e sempre me incomodou, em particular, a questão do lixo nas ruas e oceanos, mas ao entrar na série, parece que meu espírito de ativista, sobretudo ambiental, despertou de vez.
Como foi o processo de construção do seu personagem?  
GV: Tive muito pouco tempo pra me preparar para ‘Aruanas’. Soube em um sábado que faria a série e na terça-feira eu já estava no meio da floresta Amazônica gravando. Passei quase um mês em Manaus e essa imersão foi muito impactante. A floresta te obriga a atuar junto com ela, é uma força impressionante. A primeira diária, ao lado da Débora Falabella (Natalie), do Abraão Mazuruna (Raoni) e da autora Estela Renner é uma das lembranças mais fortes pra mim.
VT: Assim como o André, sou um comunicador e ativista também. Exerço essa prática através da arte, do teatro, dos meus personagens em geral. Acredito que a própria profissão e os desafios do dia a dia contribuem para construir o André, membro dessa ONG. Além de pesquisas por conta própria, fizemos uma oficina fundamental na sede do Greenpeace de São Paulo para entender por dentro como funciona de verdade o ativismo ambiental.
Você tem recebido feedbacks do público nessa nova fase de ‘Aruanas’? Como está sendo? 
GV: Sempre muito positivos. As pessoas se sentem representadas pela série. E quando nós, como artistas, alcançamos o público dessa forma, a sensação é de que nosso trabalho foi realizado plenamente.
VT: Todas as terças, quando a série vai ao ar, recebo mensagens nas redes sociais, de pessoas que estão amando a série e que querem muito a segunda temporada. Feedback sensacional, super positivo e construtivo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato