Home Top Ad

História do pão é tema de episódio inédito da série Conhecendo Museus de sexta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O programa Conhecendo Museus que a TV Brasil exibe nesta sexta-feira (26), às 7h15, vai até a pequena cidade de Ilópolis, no Rio Grande do Sul, que abriga o Museu do Pão. O acervo resgata a memória da cultura do alimento trazido por imigrantes italianos e que é parte do dia a dia do brasileiro. 

Para contar essa história, o museu de Ilópolis expõe uma pequena coleção de objetos utilizados pelos imigrantes do Vale do Taquari, que refaz a trajetória da produção da iguaria “do grão ao prato”. Lá, uma linha do tempo ilustra 14 mil anos da presença do pão na história da humanidade. 

O programa mostra o auditório, onde são projetados documentários, filmes e palestras com temas ligados ao pão e à imigração italiana, entre outros. Com um projeto arquitetônico contemporâneo, o museu também abriga uma oficina de panificação e o Moinho Colognese, ponto de partida para a implantação do Caminho dos Moinhos. 

Além de conhecer a história desse alimento, os visitantes podem confraternizar numa acolhedora bodega, que se transformou em um novo ponto de lazer e convivência para moradores e turistas. 

Um dos destaques do local é a oficina de panificação, que resgata a culinária tradicional na formação e na capacitação de jovens para o exercício da profissão da Arte Branca. Ali são ministrados diversos tipos de cursos de panificação e confeitaria para crianças, jovens universitários e moradores da região. 


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.