Museu do Caju é destino do segundo programa inédito da temporada de Conhecendo Museus

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil apresenta nesta terça (9), às 7h15, a segunda edição inédita da nova temporada do programa Conhecendo Museus. Esse episódio da produção vai até a capital cearense mostrar as curiosidades do Museu do Caju.

Com belezas naturais, praias belíssimas, povo acolhedor e muitos lugares fantásticos para se visitar, Fortaleza é o palco da viagem em que a emissora pública desvenda a história do caju, uma fruta que tem muito o que ser abordado.

Para se ter uma ideia, dos 184 municípios do Ceará, cerca de 64 produzem a fruta. O Museu do Caju ocupa uma chácara com 25 tipos de árvores frutíferas, flores e três cajueiros-rei, além de outros da espécie anão precoce. É um universo de tanto caju.

O Museu do Caju é o primeiro dedicado a essa fruta do mundo. O espaço foi criado em 2007 para promover a inclusão sociocultural, ambiental e turístico. A entidade tem como principal proposta trabalhar o caju como instrumento de mudanças para o Ceará por meio da cultura, da culinária e do artesanato.

A chácara que abriga o museu possui 5 mil metros quadrados, mais quatrocentos de construção. O espaço possui a Casa-Grande, que abriga parte do acervo do museu, área para exposições temporárias, oficinas de culinária e uma loja de produtos fabricados pelos produtores de caju. Contém peças importantes que ajudam a contar e a resgatar a memória e a cultura do caju no estado.

Quem visitar o museu vai conferir uma exposição com quadros de diversos artistas brasileiros que colocaram o caju como destaque em todas as obras, a exemplo de uma pintura de Carmem Miranda com o turbante cheio de cajus e uma pintura em relevo para deficientes visuais feita pela artista plástica cearense Lia Batista.

Também está à disposição do público uma maquete de uma fábrica de processamento da castanha de caju, uma biblioteca com centenas de livros e um acervo digital. Além disso, o visitante pode participar de oficina de culinária e também levar para casa produtos derivados do caju.

O local que abriga o Museu do Caju é uma das últimas chácaras em extensão territorial no estado do Ceará. Além disso, a casa grande é de alvenaria e possui um alpendre suspenso por colunas de madeira e o mais incrível de tudo: um cajueiro gigante protege a entrada ao formar galhos em uma espécie de túnel. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato