Pessoas com deficiência auditiva que praticam futebol participam do Programa Especial

Divulgação TV Brasil
A penúltima edição inédita da temporada do Programa Especial recebe atletas com deficiência auditiva que jogam futebol neste sábado (6), às 9h30, na TV Brasil. O bate-papo da equipe da atração com esses profissionais do esporte está no aplicativo EBC Play.

A produção da emissora pública entrevista Mariana Gomes, jogadora de futsal feminino que é surda; a treinadora da seleção brasileira de futebol de surdos, Cristina Lima, que é ouvinte; e os atletas Matheus Melo, Luan Albino e Vitor Hugo Silva, que integram a seleção carioca.

Atleta de futsal feminino da Associação de Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ), Mariana Gomes também trabalha na Federação Desportiva dos Surdos do Estado, com o objetivo de fomentar atividades físicas relacionadas a mulheres. A jogadora fala sobre a importância de disputar e vencer campeonatos da modalidade.

"Ganhar esses prêmios significa muita emoção porque o objetivo ao conseguir essas medalhas é mostrar como que a comunidade surda é forte. Muitos ouvintes não sabem dos nossos movimentos relacionados ao esporte. Eles pensam que os surdos são incapazes e não conseguem. Mas a gente pode mostrar através do esporte a nossa potencialidade", defende Mariana.

Treinadora da seleção brasileira de futebol de surdos, Cristina Lima é ouvinte e começou com um projeto social feminino, o "Estrela nova" com o qual passou a trabalhar também com pessoas com deficiência auditiva, após uma partida contra o time feminino da Federação do Rio de Surdos.

Ela explica quais são as categorias da modalidade. "O desporto surdo tem três categorias. Futsal, em quadra de salão, com competições municipais, estaduais, brasileiro e internacional. O mesmo é o Fut7, em campo de grama sintética, com sete atletas. Temos o futebol de campo com 11 jogadores", conta.

Cristina diz que é possível migra de modalidades. "Todos os atletas são avaliados. Podem jogar futsal, Fut7 e futebol de campo. Então, assim, eu tenho um atleta que ele joga futsal, eu posso convocar ele para o campo", afirma a técnica.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato