Confira 10 curiosidades sobre a costa brasileira da nova temporada de Brasil Selvagem

Divulgação Nat Geo
Com águas azuis e verdes, infinitas praias, ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías, a Costa Brasileira, que é o lar milhares de espécies de peixes, aves e plantas, é também a protagonista da nova temporada de Brasil Selvagem: Costa Brasileira, que estreia no dia 16 de julho, às 21h45, no National Geographic.

Os novos episódios de #BrasilSelvagem série levam telespectadores para diferentes locais da costa brasileira, passando por destinos clássicos e outros pouco conhecidos e apresentando diversos fatos curiosos sobre o litoral brasileiro. Por exemplo, você sabia que quedas de coco matam quinze vezes mais que ataques de tubarão? Então, se você for passear na praia, saiba que é mais seguro estar no mar do que deitado à sombra de um coqueiro. Confira outras curiosidades sobre a costa brasileira e as espécies que vivem nela!

1. O arquipélago de Fernando de Noronha foi formado ao longo de milhões de anos, a partir de uma série de erupções vulcânicas.

2. É a temperatura da areia que determina o sexo dos bebês tartaruga. Areia mais quente, acima de 30 ºC, produz fêmeas; areia fria, abaixo de 29 ºC, produz mais machos.

3. O leite da baleia jubarte é dez vezes mais gorduroso que o da mulher! Essa alta concentração de gordura permite que o leite da baleia não se dilua na água. Para ter uma ideia, de tão gorduroso que é, tem a consistência de uma pasta de dente. 

4. Os Lençóis Maranhenses são o maior campo de dunas do planeta. O destino ganhou esse nome pois, visto de cima, parece um lençol jogado sobre a cama.

5. Ao contrário da visão clássica de que os tubarões são solitários e “máquinas vorazes de comer”, pesquisas vêm indicando que muitas espécies possuem alta competência social e curiosidade, muitas vezes unindo-se harmoniosamente em grupos numerosos. 

6. As canções entoadas pelas jubarte machos são tão complexas que tem variações, temas e até estrofes. Foram registrados cantos parecidos entre baleias jubarte brasileiras e baleias do Gabão, na África, levantando a hipótese de que em algum momento os machos das duas populações se encontraram e trocaram temas e frases musicais.

7. O cajueiro é uma árvore nativa da costa nordeste do Brasil. A palavra "cajú" deriva do termo tupi-guarani aca-iu, que significa "ano". Isso porque os indígenas contavam os anos a partir de cada safra do cajueiro.

8. Estudos mostram que o aquecimento global está influenciando, de forma negativa, o nascimento de tartarugas fêmeas, o que pode levar a espécie à extinção em poucas décadas.

9. Restam menos de mil peixes-boi vivendo no Brasil. Este é um dos animais marinhos mais ameaçados de extinção do país.

10. O atobá macho dá presentes para a fêmea quando quer conquistá-la. Ele escolhe pedras, galhinhos, folhas e até penas que estão no chão e leva no bico para dar pra ela.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato